windows-8 Tutoriais

Dicas para dominar o Windows 8 – Parte 1


Conversando com pessoas na rua ouço muito falar que o Windows 8 é um sistema difícil de usar. Não é à toa que a Microsoft planeja (planeia) fazer mudanças para a próxima versão do sistema operacional. Eu mesmo cheguei a instalá-lo no meu computador assim que ele foi lançado e acabei desistindo dele depois de alguns dias testando-o. No entanto, acabei reinstalando-o e decidi a aprender a usá-lo para poder escrever à respeito. O fato é que com o passar do tempo descobri que ele não é assim tão complicado de usar. Conhecendo alguns macetes e dicas fica fácil dominá-lo e tirar proveito dos seus recursos.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o Windows 8 foi concebido tendo em vista o seu uso em dispositivos com telas sensíveis ao toque como tablets e notebooks. No entanto, quem usa o sistema num computador normal só precisa aprender a lidar com ele. Por exemplo, um simples toque na tecla Windows presente no teclado do PC ou do notebook dá acesso à Tela Inicial do Windows 8 e podemos ver os seus ladrilhos coloridos onde estão os atalhos para os programas. Outro toque na mesma tecla e voltamos à tela anterior onde estávamos à trabalhar.

O uso da combinação ALT+Tab é uma das maneiras mais fáceis de tirar partido do Windows 8. Ao invés de ficarmos procurando pelos programas abertos na área de trabalho ou na Tela Inicial basta pressionar a tecla ALT e usar a tecla TAB para alternar entre os programas abertos, não importa se seja um aplicativo de interface Metro ou num programa de desktop normal.

desktop-windows8

Outra maneira simples de alternar entre vários programas e janelas abertas é usando o próprio mouse. Nesse caso basta apontá-lo para canto superior esquerdo da tela. Quando surgir uma pequena miniatura da janela basta clicar ali para abri-la. O mesmo atalho serve para acessara tela inicial usando o mouse. A diferença é que temos que apontar o mouse para o canto inferior esquerdo em vez do superior. É praticamente a mesma coisa.

desktop-windows-8

Enfim, há várias formas de abrir janelas e alternar entre programas usando o mouse (rato) e o teclado no Windows 8. O sistema possui centenas de recursos ocultos e pouco divulgados que vamos explorar aos poucos através de uma série de matérias que publicaremos aqui no Tech&Net nos próximos dias. Vamos aprender como criar atalhos, desinstalar aplicativos, descobrir como simplificar várias tarefas e explorar o Windows 8 ao máximo. Espero que gostem e curtam bastante. Até a próxima.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *