Tutoriais

Dominando o Windows 8 – Parte II


Esta é a segunda parte de uma série de matérias que escreverei sobre o Windows 8. Embora muita gente ache o sistema difícil de usar, descobri que é uma questão de se acostumar com seus recursos. Aprendendo alguns macetes fica fácil dominá-lo. Dito isso hoje vou dar uma dica muito interessante para quem acha que faltou uma maneira simples de desligar ou reiniciar o computador.

A verdade é que foi isso mesmo. Parece que a Microsoft se preocupou demais com o uso do Windows 8 em tablets. Por isso algumas opções que era bem à mão em versões anteriores do Windows ficaram escondidas na atual versão. Um bom exemplo é o botão desligar. Para acessá-lo precisamos ativar a barra “Charm”, depois clicar em “Configurações”, ir em “Liga/Desliga” e só então teremos acesso ao menu para desligar ou reiniciar o computador. O fato é que a Microsoft não levou em consideração o fato de que o sistema seria usado também em computadores e notebooks e não só em tablets.

windows8-desligar

Para contornar esse problema e desligar o Windows 8 de maneira simples há várias formas. A minha preferida é simplesmente apertando o botão de “Desligar” no painel frontal do gabinete do PC. Nos computadores mais novos quando fazemos isso o Windows desliga sem problemas. No entanto, muita gente pode considerar isso pouco seguro.

Outra maneira simples de desligar o computador é a partir da “Área de Trabalho”. Basta clicar na “Barra de Tarefas” com o botão direito do mouse, depois em “Mostrar Área de Trabalho” e em seguida pressionar as combinações de teclas ALT+F4. Isso fará abrir a janela “Desligar o Windows”. O último passo consiste em selecionar a opção desejada na caixa “O que deseja que o seu computador faça?” e clicar em “OK”. Entre as opções disponíveis estão “Desligar”, “Reiniciar”, “Suspender”, “Sair” ou “Trocar usuário”.

windows8-mostrar-desktop

Finalmente também é possível acessar uma maneira mais fácil de desligar o Windows 8 a partir da “Tela inicial” (a dica funciona também a partir da “Área de Trabalho”): a qualquer momento pressione as combinações de teclas CTRL+ALT+DEL. Assim será exibida uma janela de tela cheia onde serão exibidas várias opções como “Bloquear”, “Trocar de usuário”, “Sair” e “Gerenciador de Tarefas”. Abaixo de todas essas opções, no rodapé direito da tela fica um atalho para o botão “Liga/Desliga”. Clique nele e você terá três opções à disposição: “Desligar”, “Reiniciar” e “Suspender”. Escolha a sua opção e pronto, seu computador será desligado ou reiniciado sem problemas.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *