Imagem & som, Mobile, Tecnologia

DoubleTwist – a alternativa ao iTunes para Android


Uma das funções que não fazem os entusiastas de “iDevices” sequer pensar em comprar um smartphone Android é o iTunes. Este software é mais que um reprodutor de música, permite-me organizar a sua biblioteca áudio, assinar os podcasts e sincronizar de forma indolor a sua colecção discográfica. Mas já alguma vez se perguntou se existe um gestor de música tão capaz no Android? Então, está na altura de conhecer o DoubleTwist.

O DoubleTwist é um aplicativo extremamente simples mas ao mesmo tempo competente que permite que mantenha a sua colecção discográfica organizada. Mas mais do que criar as suas listas de reprodução, pode facilmente utilizar este software para sincronizar as suas músicas com o seu computador, ouvir streams de rádio, e até mesmo assinar podcasts. O DoubleTwist também funciona como reprodutor de vídeo, embora a sua especialidade esteja sem dúvida no campo áudio.

Ao iniciar DoubleTwist é-lhe apresentado uma interface simples que disponibiliza um painel de ícones para todas as principais necessidades musicais. E com a nova versão o DoubleTwist tornou-se mais atraente, adaptando-se às linguagem de interface “Holo” usada nas versões mais modernas do Android.

Mais importante, porém, é o facto das funções que a interface disponibiliza, serem claras e a navegação extremamente intuitiva. Ao contrário do iTunes que aposta no aspecto semi-cromado típico da Apple, o esquema de cores utilizado pelo DoubleTwist é escuro. Mas além mas além do acesso às suas músicas, playlists, podcasts e radio o interface não fica por aqui e permite-lhe configurá-lo de modo a adicionar outras opções.

img_doubletwist_android_02

O acesso ao DoubleTwist enquanto está em plano fundo a tocar uma música, é facilitado devido à inclusão de um widget que quando adicionado ao ecrã inicial e de bloqueio do Android, lhe permite controlar vários aspectos da reprodução musical. Esta capaz aplicação tem um comportamento “omnipresente” em relação a todas as músicas que adiciona à sua memória interna ou cartão microSD, reconhecendo-as de forma totalmente automática.

A partir do painel de opções da aplicação, pode ainda deslizar para a direita para aceder às configurações do DoubleTwist ou deslizar para a esquerda para ver uma lista dos seus vídeos armazenados localmente. Porque tudo está tão bem organizado, é extremamente fácil navegar dentro da aplicação.

Outro pormenor que os simpatizantes do iTunes vão apreciar é a particularidade de quando uma música está a ser reproduzida a aplicação mudar para uma vista Coverflow onde consta a capa do álbum bem e pode aceder a canções anteriores e seguintes. Contudo se preferir um modo de exibição em lista simples, pode também escolhê-lo nas configurações.

Uma funcionalidade que destacamos e que também apela aos proprietários dos dispositivos da Apple, é o facto do DoubleTwist oferecer um directório de Podcasts, onde pode procurar, inscrever e ter acesso a alguns dos seus podcasts favoritos. Mas onde esta aplicação brilha é na sincronização da sua colecção de músicas com o seu computador. O DoubleTwist permite sincronizar de forma confiável, por USB ou Wi-Fi (disponível numa verão premium).

Quanto ao suporte de formatos de áudio o DoubleTwist suporta os mesmos codecs do seu reprodutor de música que vêm instalado no seu smartphone. Por essa razão pode adoptar esta aplicação se não está satisfeito com o seu reprodutor por omissão. Embora pareça minimalista na sua forma base, o DoubleTwist oferece-lhe mais do que poderia esperar e supera onde outros gestores/reprodutores de música tentam mas falham. Experimente e descarregue a última versão, afinal não custa nada.

Site Oficial: DoubleTwist
Sistema Operativo: Android 2.2 ou superior
Download: DoubleTwist para Android


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *