A Boy And His Atom: The World's Smallest Movie Futuro hoje, IBM

IBM faz filme de animação com átomos


A IBM apresentou um filme de animação integralmente realizado com a manipulação de átomos. “A Boy and his Atom” (um menino e o seu átomo) é o mais pequeno filme do mundo, porque nunca até agora se tinha feito uma animação com a menor partícula que ainda representa um elemento químico.

A Boy and his Atom” é uma maravilha tecnológica. Para conseguir realizar o filme, os cientistas da IBM recorreram à manipulação de átomos e ampliaram a imagem 100 milhões de vezes, utilizando um super microscópio de duas toneladas que opera a 232 graus Celsius. A técnica de animação foi a do tradicional slow motion, em que cada alteração da imagem é fotografada e depois essas fotos são colocadas em sequência. A IBM utilizou 250 fotos para fazer a animação de pouco mais de um minuto.

Para manipularem os átomos, os cientistas utilizaram uma agulha com um nanômetro de espessura sobre uma superfície de cobre. A IBM não revela quanto tempo levou a fazer a animação, mas explica o processo noutro vídeo que pode ver mais à frente.

O filme foi a forma encontrada pela companhia norte-americana para tornar pública a pesquisa que tem vindo a desenvolver no sentido de conseguir armazenar informação ao nível atómico. Atualmente, por cada bit de informação armazenado (um byte tem oito bits) são necessários um milhão de átomos. A IBM já anunciou ter conseguido guardar um byte de informação em apenas 12 átomos e a pesquisa continua, no sentido de tornar os computadores ainda mais finos e poderosos.

Para se ter uma ideia da escala de que estamos a falar, a IBM afirma que “há provavelmente mais átomos num grão de areia do que grãos de areia em toda uma praia”.

Veja como o filme foi feito:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *