Linux ZevenOS 3.1 Neptune, Sistemas Operativos, Tutoriais

Linux ZevenOS 3.1 Neptune, guia de instalação


Linux ZevenOS 3.1 Neptune, uma distribuição baseada em Debian puro e na última versão 7 Wheezy, que adoptou o conceito de rollig release .

As principais caracteristicas desta distribuição e que a diferenciam do Debian 7 Wheezy é a adopção do Kernel 3.9.2 e só estar disponível na versão de 64 bits.

Outras diferenças que devo referenciar:

  • KDE plasma desktop 4.10.3 (última versãodo KDE)
  • Chromium na versão 26
  • Kdenlive 0.9.6
  • Amarok 2.7.1
  • Libreoffice 4.0.3.3

Outras características muito interessantes desta distribuição são a disponibilização dos mais recentes codecs de multimédia, permitindo desta forma visualizar qualquer vídeo independentemente do formato, da mesma forma é possível reproduzir todos os formatos de audio existentes e ainda vem com o flash player de origem.

Traz também um grupo de ferramentas de análise de redes wireless que nos permite quase em quaisquer circunstancias configurarmos um rede wireles , os programas que são disponibilizados são 3:

  • Wireshark
  • Aircrack-ng
  • Kismon

Se procuram ums distribuição baseada no Debian puro e se usam e abusam de multimédia , esta pode ser a vossa distribuição .

Outros factores relevantes são os baixos consumos de CPU e memoria RAM, o que não deixa de serem boas noticias para PCS de poucos recursos , embora aqui exista a restrição da arquitectura de 64 bits .

Mais uma das caracteristicas desta distribuição é a compatibilidade de instalar aplicações de 32 bits , essa é alias uma das novas caracteristicas que o Debian 7 traz , as preocupações da arquitectura das aplicações terminaram .

Os programadores também nos brindaram com algumas ferramentas muito interessantes como :

Knetwormounter que permite montar de imediato ou hdds internos ou outros externos inclusive pens ou cartões de memória, mas ainda mont drives que estejam no nosso domínio de uma forma automática, o que pode beneficiar uma rede domestica ou até uma pequena empresa .

Foi também introduzida por esta equipa de programadores a aplicação disk-manager em modo gráfico que nos permite fazer alterações em /etc/fstab , alterando as opções de mount.

Por fim foi criado um novo centro de aplicações que nos traz em relação a versão 3.0 benefícios muito claros quer na busca, quer nas informações disponibilizadas.

Espero que gostem desta distribuição e que tenham com ela muitas horas de divertimento e prazer.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *