Manjaro Sistemas Operativos, Tutoriais

Manjaro 0.8.5.2, uma distribuição Linux para além do Ubuntu ou do Debian puro


Manjaro 0.8.5.2 Apresentação

Olá , hoje apresento-vos a distribuição Manjaro que usa a família  Arch Linux , tal como vos tinha dito o meu objectivo primeiro é mostrar que existem muitas distribuições de Linux para além do Ubuntu ou do Debian puro.

Esta distribuição veio trazer uma autentica revolução no seio desta família de Linux , até  ao surgimento desta distribuição não existia uma interface gráfica de instalação no ARCH  , surgiu também o Cinnarch que também apostou no mesmo sentido e que agora se chama Antergos que tem origem em Espanha .

A instalação de Arch puro não é para iniciantes , é de facto uma autentica dor de cabeça , é necessário conhecer todo o hardware da nossa maquina para que a instalação para além de ter sucesso tenha todos os seus componentes a funcionar , só como exemplo eu só consegui a terceira vez e foi necessário ter um portátil com um link que me permitia instalar passo a passo seguindo todas as instruções e claro conhecendo todas as característica do meu hardware .

Assim suponho que a imagem fica muito clara quanto a evolução que a distribuição Manjaro nos traz , numa família que tem os seus repositórios próprios e que tem como filosofia o que se chama de rolling distro , o que é que isto significa ? Tão simples quanto isto , não necessitamos, sempre que sai uma nova versão do Manjaro, de formatar a máquina e para a instalar. Mas não nos ficamos só pela versão da distribuição , todas as aplicações que temos instaladas no nosso SO serão actualizadas para a última versão à medida que os programadores actualizem as suas aplicações e a distribuição actualizará todos os novos pacotes. Além disso a comunidade Arch é conhecida por ser a primeira a disponibilizar novas versões de programas devidamente compilados e que serão instalados graficamente sem qualquer dificuldade .

Nos próximos vídeos vamos abordar quais as aplicações que estão encarregues desse trabalho no nosso SO .

É meu objectivo fazer diversos vídeos sobre esta distribuição ensinando como se customiza , como é  que se faz um download de um tema ou de um conjunto de ícones ou cursores etc , etc , para que percebam bem a filosofia do LINUX que nos permite fazer as alterações ao nosso sistema em função do nosso gosto pessoal.

Assista agora ao vídeo de apresentação da MANJARO 0.8.5.2 Com a interface KDE


3 comentários em Manjaro 0.8.5.2, uma distribuição Linux para além do Ubuntu ou do Debian puro

    • Simao

      Olá Rodrigo, “tempos de boot médios” não sei indicar, posso dizer que é bastante rápido nas versões XFCE ou Openbox. A KDE nunca experimentei. O Manjaro é baseado em Archlinux que foi uma das primeiras distros a fazer uso do Python3 por omissão, logo sim, é compatível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *