Internet, Mobile, Notícias, Redes sociais, Software, Tecnologia

Microsoft e Google vão criar uma versão do YouTube para Windows Phone


Ao constatar que não existia uma aplicação de YouTube de qualidade para o Windows Phone, a Microsoft decidiu criar a sua própria versão para o popular serviço da Google. Recentemente a empresa de Redmond lançou uma aplicação bastante bem conseguida e popular junto dos seus utilizadores. Só existia um grande problema, violava os termos de utilização do YouTube. Felizmente as empresas chegaram agora a um acordo

Foi no dia 7 de Marco que a Microsoft lançou o que designou como versão 2.0 do YouTube para a plataforma móvel Windows Phone. A razão para uma nova versão era óbvia. A anterior aplicação era pouco mais do que um redireccionamento para o site móvel do YouTube e não era portanto uma aplicação nativa nem recolhia simpatia de uma parte dos utilizadores da plataforma.

A nova versão no entanto em pouco tempo ganhou popularidade devido a oferecer uma interface nativa e permitir descarregar vídeos do YouTube. Mas a cereja em cima do bolo era o facto de não apresentar nenhum anúncio. A oferta, parecia demasiado boa para ser verdade e de facto não caiu muito bem para os lados da Google.

De facto. a nova aplicação de YouTube violava os termos do serviço YouTube que especificam que qualquer aplicação que utilize o serviço, é obrigada a incluir o sistema de publicidade da Google. Assim que a Google tomou conhecimento, enviou uma carta por intermédio do seu escritório de advogados, à Microsoft para forçar que a mesma deixasse de disponibilizar a aplicação.

A Microsoft reagiu de forma um pouco lacónica, ou mesmo sarcástica, referindo que gostaria de corrigir o sucedido e de bom grado adicionar a publicidade se a Google concedesse à Microsoft acesso às APIs que necessitasse.

Depois desta troca de palavras pouco amigável, parece que as duas empresas finalmente chegaram a um acordo. A Microsoft e o YouTube lançaram um comunicado a confirmar que as duas empresas vão trabalhar em conjunto na elaboração de outra aplicação do YouTube para Windows Phone que não viole os termos de serviço do Google e o seu respectivo serviço YouTube:

A Microsoft e o YouTube estão a trabalhar em conjunto de modo a actualizar a nova aplicação de YouTube para o Windows Phone conforme os termos de Serviço da API do YouTube, incluindo a adição de publicidade, nas próximas semanas. A Microsoft vai durante este período de tempo substituir a actual versão da aplicação do YouTube na Loja do Windows Phone pela versão anterior.

Por um lado é bom que os dois gigantes tenham chegado a um acordo que vai permitir que finalmente o Windows Phone tenha uma versão do YouTube de qualidade prevista para as próximas semanas. Por outro, infelizmente enquanto esta aplicação não sai os utilizadores vão outra vez apenas ter acesso à anterior aplicação.

Portanto já sabe, até chegar a devida aplicação, não actualize a versão do YouTube porque isso eventualmente poderá causar que volte à versão antiga.


1 comentário em Microsoft e Google vão criar uma versão do YouTube para Windows Phone

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *