Ciência, Futuro hoje, Notícias

Nasa aposta em impressora 3D para alimentar astronautas


Um dos problemas com que os cientistas se deparam para tornar realidade as grandes viagens espaciais é o da comida. A NASA – Agência Espacial Norte-Americana – aposta agora no desenvolvimento de uma impressora 3D para alimentar os astronautas. O projeto já está em curso e até já conseguiu produzir uma barra de chocolate.

A NASA investiu 135 mil dólares numa empresa para em seis meses desenvolver uma impressora 3D capaz de produzir alimentos. A tecnologia de impressão 3D já está a dar resultados e os engenheiros da Systems and Materials Research Corporation (SMRC) já conseguiram produzir chocolate e colocalo numa bolacha. O próximo passo será a produção de uma pizza – já nas próximas semanas – a partir de bisnagas de pó nutritivo, óleo e água, começando por criar uma camada de massa aquecida, uma segunda de molho de tomate e uma terceira de outros nutrientes – possivelmente a partir de insectos ou algas.

Este poderá ser o futuro da alimentação dos astronautas da Estação Espacial Internacional e – quem sabe – de uma futura missão a Marte e num futuro os astronautas e até mesmo qualquer um de nós poderá criar a comida que lhe apetece com as impressoras 3D

A tecnologia utilizada é a de código aberto RepRap, a mesma que tem sido utilizada para criar modelos tridimensionais de plástico e materiais semelhantes e que já salvou a vida a um bebé recém nascido, ao imprimir uma traqueia que lhe foi implantada. Os engenheiros da SMRC afirmam que a manterão em código aberto para contribui para solucionar o problema alimentar mundial.

Ajan Contractor, da SMRC, diz que este projeto pode eventualmente vir a resolver o problema alimentar mundial. “Quando a população atingir um pico de 12 bilhões /12 mil milhões) de pessoas, teremos de ver a comida de forma diferente”.

Veja o vídeo da impresssoa 3D a produzir chocolate:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *