NASA captura uma enorme explosão na Lua Ciência, Futuro hoje, Notícias

NASA captura uma enorme explosão na Lua, causada pelo impacto de um meteoroide


A NASA registou em vídeo, no dia 17 deste mês, uma violenta explosão na Lua, provocado pelo choque de um meteoroide.

Os pesquisadores da NASA, que monitorizam a Lua à cerca de 8 anos, já detetaram centenas de impactos, mas nenhum tão espetacular como este. “ Por cerca de 1 segundo, o lugar do impacto brilhou como uma estrela de magnitude 4”, disse a NASA.


De acordo com a agência espacial norte -americana, o meteoroide (1) tinha cerca de 46 cm de diâmetro e um peso aproximado de 45,5 kg, mas deslocava-se a uma velocidade de 56.000 milhas por hora (cerca de 90.000 km/hora). O choque foi tão violento que, apesar da reduzida dimensão do meteoroide, causou uma cratera com cerca de 20 metros de diâmetro.

Segundo a NASA, este choque causou a explosão mais brilhante alguma vez detetada na história do seu programa. Os pesquisadores americanos também dizem que o meteoroide caiu na Lua com uma força explosiva equivalente a 5 toneladas de TNT.

A NASA também detetou inúmeros meteoroides (meteoritos) entrando na atmosfera terrestre. Felizmente para nós, a atmosfera do nosso planeta acaba por queimar a grande maioria dos “detritos” espaciais. A Lua, no entanto, não tem esta camada de proteção.

Assista agora ao vídeo captado pela Agência Espacial Norte Americana, NASA.

(1) Definição de Meteoroide de acordo com a Wikipedia:

  • Meteoroides são fragmentos de materiais que vagueiam pelo espaço e que, segundo a International Meteor Organization (Organização Internacional de Meteoros), possuem dimensões significativamente menores que um asteroide e significativamente maiores que um átomo ou molécula, distinguindo-nos dos asteroides – objetos maiores, ou da poeira interestelar – objetos micrométricos ou menores.
  • Os meteoróides derivam de corpos celestes como cometas e asteróides e podem ter origem em ejeções a de cometas que se encontram em aproximação ao sol, na colisão entre dois asteróides, ou mesmo ser um fragmento de sobra da criação do sistema solar. Ao entrar em contato com a atmosfera de um planeta, um meteoróide dá origem a um meteoro.
  • Meteoróides que atingem a superfície da Terra são denominados meteoritos.

5 comentários em NASA captura uma enorme explosão na Lua, causada pelo impacto de um meteoroide

  1. Paulo Araujo

    Essa ultima ilustração do vídeo eu não entendi muito bem, é um projeto para ser feito no futuro ou já existem astronautas por lá?

  2. A. Lopes

    Este texto, com este título, anda aqui desde ontem. E ninguém viu o erro que é o emprego, no caso, da palavra «captura»? Não será CAPTA?

    • Boa tarde Lopes,
      Agradeço imenso a sua observação. É evidente que lhe dou razão, a palavra correta seria “capta”. O uso da palavra “captura” foi uma opção e corresponde ao jargão utilizado no mundo da informática, por exemplo: “captura de imagem…”.
      Obrigado pela sua visita ao Techenet.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *