Netrunner-13.06 Sistemas Operativos

Netrunner 13.06 a 64 bits


Netrunner 13.06 a 64 bits, com o lançamento previsto para o próximo mês de Junho, eis que a Blue systems nos vai prendar para o próximo mês de junho com a distribuição 13.06.

O vídeo apresentado representa o lançamento da versão beta da versão 13.06 que não deverá ter mais nenhuma versão beta, eventualmente pode ter uma candidate release.

Esta nova versão, embora em beta, para mim representou um grande salto qualitativo em relação a versão anterior 12.10.1.

Para quem acompanhou a anterior versão ela trazia o compiz mais o Emerald que é um programa de decoração de janelas ligado especificamente ao compiz e que sem os extras do compiz não funciona, ora, é sabido que o compiz está por defeito instalado no KDE, o que permite ter todos aqueles efeitos gráficos que estão ao nosso dispor no centro de configurações, mas também é sabido que o KDE não se dá muito bem com os extras do compiz e muito menos com o Emerald, a explicação para esta incompatibildade podemos encontrar no gestor de janelas Kwin.

Ora esta opção dos programadores gerou imensos bugs e crash do sistema, tendo mesmo marcado a versão 12.10.1 do Netrunner negativamente, mas temos boas noticias para esta nova versão, como já deve ser do vosso conhecimento a Blue Systems patrocina o Kubuntu e a Mint KDE , ora foi aqui que a Netrunner não perdendo a sua identidade de elegãncia extrema, características que a definem de uma forma distinta das suas irmãs Kubuntu e Mint Kde , bebeu simultaneamente os conhecimentos destas duas equipas criando sinergias entre elas e criando um excelente produto final, mas sabendo marcar as suas identidades para as ”3” marcas que patrocina.

Esta é uma versão que ainda se nota mais a viragem para a cloud e para os serviços WEB based, disponibizando aos utilizadores desta distribuição o Netrunner ID que proporciona 5GB de alojamento gratuito na Cloud com uma interface muito agradável e disposta por categorias como sejam música fotos etc.

Netrunner ID

Mas esta distribuição não se fica por aqui e ofereçe praticamente tudo o que existe de redes sociais ou programas de mensagens rápidas, houve também o cuidado de criar uma aplicação aonde se possa concentrar todos estes serviços e facilitar a sua integração.

Tudo boas notícias, acresce que não dei conta de bugs o que presumidamente nos dá o cenário de distribuição praticamente pronta a ser lançada.

Vamos estar atentos e forneceremos aos leitores da Tech&Net todas as informações que acharmos relevantes.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *