Internet, Mobile, Software, Tecnologia

Opera disponibiliza versão final do seu browser Webkit para o Android


Apesar de o mercado de browsers ser dominado por 3 grandes nomes (Chrome, Internet Explorer e Firefox), o Opera foi sempre uma alternativa viável em alguns pormenores na experiência de utilização que fazem a diferença. De modo a se manter competitiva, a empresa norueguesa decidiu recentemente descontinuar o seu motor “Presto” em detrimento do Webkit. A versão final que denota esta mudança foi agora tornada pública.

A primeira iteração do Browser baseado em WebKit criado pela Opera saiu do estado beta. A versão final deste Browser, que outrora teve a designação de “Ice” introduz algumas pequenas actualizações adicionais em relação à primeira versão que foi mostrada na Mobile World Congress, que decorreu em Fevereiro.

img_opera_android_webkit_02

As novidades que esta versão do Opera para Android introduz são as seguintes:

  • Possibilidade de activar a Barra de navegação de cima para baixo
  • Texto é automaticamente adaptado ao ecrã quando o zoom é aumentado
  • Possibilidade de ver as “tabs” (abas ou separadores) em modo de ecrã inteiro
  • Pesquisa e navegação através de barra de endereços responsiva

Além das novidades, existem algumas funcionalidades que diferenciam o Opera. Um desses exemplos é a inclusão de uma feed de descoberta de conteúdo que pode ser acedida por intermédio do deslize do dedo para a direita no ecrã inicial do Opera. No campo da compressão de dados a Opera inclui um modo “off-road”, que permite ser activado para reduzir o consumo do plano de dados e melhorar a performance do browser quando a conectividade é limitada. Esta funcionalidade também pode ser útil para reduzir de forma drástica o custo do consumo de dados quando se encontra a viajar e precisa de utilizar Roaming.

img_opera_android_webkit_03

Outras funcionalidades que sempre caracterizaram o Opera como o “Speed Dial” ou a utilização de gestos marcam também presença na nova versão. De acordo com o Google Play o Opera continua a despertar o interesse dos utilizadores de Android tendo registado mais de 10 milhões de downloads nos últimos 30 dias. Actualmente o Opera está cotado na Google Play com uma classificação de 4.5 estrelas e 350,000 comentários (na sua maioria positivos).

Se nunca experimentou o Opera, é agora a melhor altura para o fazer já que tem a garantia que todos os sites que funcionam no browser Stock ou mesmo no Chrome para Android vão abrir correctamente no Opera. Se juntar a este facto, o design leve e atraente deste browser com o intuito de não ser um entrave para o utilizador, o Opera pode muito bem ser o seu próximo browser de eleição para o Android.

Site Oficial: Opera
Download: Opera Mobile para Android


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *