SAP Notícias, Tecnologia

Tecnológica SAP contrata autistas para aumentar produtividade


A empresa de soluções informáticas empresariais SAP anunciou que vai começar um programa de contratação de autistas em todo o mundo. Esta é a primeira multinacional a fazê-lo à escala global depois de um teste bem sucedido na Índia.

De acordo com um comunicado da empresa, a SAP pretende recrutar autistas para as equipas de programação, teste de software e análise de informação. A companhia justifica a medida “como uma vantagem competitiva”, uma vez que “aproveitará as capacidades especiais das pessoas com autismo e em simultâneo contribuirá para a sua inserção no mercado de trabalho”.

“A capacidade de concentração e a atenção aos pequenos detalhes” são as caraterísticas que a empresa procura neste programa de recrutamento à escala global. A SAP contratou já seis autistas para os seus escritórios de Bangalore, na Índia, e afirma que “houve um aumento de produtividade”.

O mesmo aconteceu com uma experiência semelhante nas instalações da empresa na Irlanda, pelo que agora foi dado o ok para a contratação de autistas, começando pelos Estados Unidos, Canadá e Alemanha. As pessoas que sofrem de autismo têm frequentemente uma inteligência acima da média e uma invulgar capacidade de concentração.

Luísa Delgado, da administração da SAP, afirmou que “só contratando pessoas que pensam de forma diferente e inspiram a inovar podemos estar preparados para lidar com os desafios do século XXI”.

Em comunicado, a SAP salienta que as pessoas com as formas mais brandas da doença “são capazes de funcionar em ambiente de trabalho”.

Para a contratação à escala global, a SAP estabeleceu uma parceria com a Specialsterne – uma fundação especialista à escala internacional no desenvolvimento de competências tecnológicas junto dos autistas, que se estima represente um por cento do total da população mundial.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *