Tutorial Manjaro 0.8.5.2 com a interface MATE Sistemas Operativos, Tutoriais

Tutorial Manjaro 0.8.5.2 com a interface MATE


Manjaro 0.8.5.2 Mate Tutorial, depois de termos ensinado a instalar esta magnifica distribuição, está na altura de a desfrutarmos no nosso sistema ARCH com a interface Mate. Esta distribuição adotou o método de rolling release, o que implica termos sempre atualizadas as nossas aplicações e toda a estrutura do SO, desde o Kernel até ao gestor de ficheiro ou a interface gráfica.

Para quem não sabe, a Mate é uma interface que é um fork da Gnone 2.3, esta era na realidade a interface que o Ubuntu usou até à sua versão 10.10,  antes de partir para a aventura de criar a sua própria interface gráfica a Unity que tantas polemicas gerou e gera , uns que gostam, outros que a detestam, eu estou mais para o segundo grupo .

Mantendo o layout de 2 painéis, um inferior e outro superior, mantendo o traço da Gnome 2.3, esta é uma interface altamente customizável, no vídeo pretendo demonstrar uma pequena parte dessa plasticidade. Compreendam que num tutorial se me dedico muito a uma área, por exemplo a customização, a duração do vídeo subirá dos 20 minutos para a 1 hora e por vezes este tempo todo pode ser uma fator dissuasor da sua vizualização. Como o ritmo de lançamentos é impressionante, fico sempre na dúvida se é mais importante dar-mos uma nova noticia ou se deveremos dar continuidade e explorar vídeos de distribuições já sujeitas a tutoriais incompletos, e aos poucos abordar  as particularidades de cada uma das interfaces e fazer vídeos cirúrgicos sobre um determinado tema ou área.

Embora cheia de poder esta interface é extremamente leve no consumo dos recursos da máquina no seu global, aliás mostrou os indíces mais baixos de consumos de todas as distribuições que testei neste último ano e meio, altura em que me lancei na aventura de abrir o meu canal no Youtube para divulgar o Linux na língua de Camões e agora abraçar o projecto do TecheNet, que pretende levar até vós todas as noticias relevantes deste extraordinário Mundo do Linux e do software de código livre.

Assista agora ao tutorial:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *