Munich_view Notícias

A Cidade de Munique tenta atrair utilizadores para o Linux.


A Câmara Municipal da cidade de Munique planeia (planeja) distribuir gratuitamente milhares de CD’s com Linux aos seus cidadãos, durante a primavera do próximo ano. Esta iniciativa tem o propósito de substituir o Windows XP dos computadores desta cidade, uma vez que o suporte oficial deste sistema operativo/operacional acaba em Abril do próximo ano.

A cidade de Munique tem como objetivo evitar o lixo eletrónico que possa resultar da dispensa de computadores, que com um sistema alternativo ainda têm utilidade, apesar de não terem os requisitos mínimos para correr o Windows 7 ou 8. É estimado que cerca de 20 milhões dos computadores, apenas na Alemanha, ainda usem o Windows XP.

A proposta, que já foi provisoriamente aceite, prevê a entrega de dois mil CDs de instalação do Lubuntu, durante a realização de eventos no inicio do próximo ano. Nesses eventos, os cidadãos que usem o Windows XP vão ser instruídos sobre as suas opções para quando suporte oficial acabar, dando ênfase ao sistema gratuito e de confiança, o que representa uma boa solução para aqueles que não desejam fazer uma dispendiosa atualização aos seus computadores.

Lubuntu

A distribuição Lubuntu foi escolhida principalmente porque tem uma aparência semelhante à do Windows XP, tão semelhante que os responsáveis pela proposta concluíram que não seriam necessários muitos conhecimentos de informática para que as pessoas se habituassem ao sistema e, porque os requisitos mínimos para correr o Lubuntu são baixos comparados com o de outras distribuições, que é capaz de correr sem problemas em maquinas com cerca de 256MB de RAM.

A Câmara municipal de Munique não é nova nestas andanças, em 2003 a cidade iniciou uma controversa migração do Windows XP para uma distribuição de Linux feita à medida e baseada no Ubuntu chamada Limux, tendo o ultimo lançamento sido baseado Ubuntu 12.04 TLS.

Fonte: OMG! UBUNTU

Imagem de destaque:  By deep_schismic (http://www.flickr.com/photos/one_schism/3438873455) [CC-BY-2.0], via Wikimedia Commons


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *