iPhone5-PF-Pyramid_Features Apple, Destaques, Notícias, Sistemas Operativos

Apple apresenta o novo iOS 7 com interface repaginada e novos recursos


A Apple revelou nesta última segunda-feira (10) uma variedade de novos produtos durante a WWDC 2013, feira anual de desenvolvedores da Apple. Dentre as novidades, todo o público pode enfim conhecer o tão aguardado iOS 7, a próxima geração do sistema operacional para os seus dispositivos móveis, incluindo o iPhone, iPad e iPod Touch. Apresentando a maior mudança desde o primeiro iPhone, o novo software foi completamente redesenhado e passou a contar com novos recursos e melhor desempenho.

De acordo com Craig Federighi, executivo de engenharia de software, “instalar o iOS 7 no seu iPhone, é como ganhar um smartphone completamente novo”. E, já a partir das primeiras imagens, pudemos perceber do que ele se refere. Visualmente, houveram grandes mudanças com interface mais clean, teclado mais claro e com novos efeitos translúcios, tela de bloqueio sem botões, o efeito paralaxe na visualização de conteúdo, mais animações bem feitas, alterações na barra de notificações e muito mais.

Todas essas e muitas outras modificações você irá conhecer agora neste artigo preparado pelo Tech&Net.

Design

O iOS 7 foi desenvolvido com o objetivo de criar uma experiência mais simples, útil e agradável, de forma que o usuário já saiba como fazer as coisas que deseja, mesmo que esteja utilizando o sistema pela primeira vez. E, para isso, o software ganhou uma nova interface propositadamente discreta e simplificada, onde barras e botões desnecessários foram removidos, além dos elementos de design que não agregam valor, para que dessa forma haja maior foco no que mais importa: o seu conteúdo.

O iOS 7 apresenta uma nova interface propositadamente discreta e simplificada

O iOS 7 apresenta uma nova interface propositadamente discreta e simplificada (Foto: Divulgação)

De início, nos é apresentada uma nova tela de bloqueio que oferece acesso à câmera, à Central de Notificações e ao Centro de Controle, um painel com um fundo translúcido que permite realizar de forma fácil e rápida diversas ações como: desligar Wi-Fi, ligar Bluetooth, ajustar o brilho, trocar de música, bloquear rotação, ligar o LED traseiro para usar o iPhone como lanterna, abrir a câmera, ativar o AirDrop e o AirPlay, além de usar a calculadora e também o cronômetro.

A Central de Notificações, por sua vez, oferece acesso as mais recentes notificações através de uma interface com abas que lhe dá acesso a todos os avisos, a um pequeno resumo de todos os acontecimentos aguardados para o dia atual e as notificações perdidas. A Apple também mencionou um recurso de sincronização de notificação, que impedirá a visualização dos mesmos avisos em mais de um dispositivo.

Todos os aplicativos nativos receberam uma nova interface para se adaptar ao look&fell do novo iOS 7. Os aplicativos possuem menus translúcidos e ficaram mais leves e claros, com muitas cores e menor aparência de coisas reais, como ocorria no iOS 6. A tela de ligações no iPhone também sofreu fortes modificações, com a imagem do contato ocupando a tela inteira acompanhada de um botão verde “Slide to Answer” e opções de interação como “me lembre mais tarde” ou “responder com mensagem”.

A nova tela de bloqueio oferece acesso à câmera, à Central de Notificações e ao Centro de Controle

A nova tela de bloqueio oferece acesso à câmera, à Central de Notificações e ao Centro de Controle (Foto: Divulgação)

Multi-tarefas

A barra de multi-tarefas recebeu uma grande atualização que não se limitou apenas ao design, mas também em sua funcionalidade. O novo visual possibilita visualizar os aplicativos abertos não apenas através de um ícone como nas versões anteriores, mas também com miniatura do conteúdo. O usuário poderá fechar um aplicativo aberto com um simples deslizar para cima ou alternar entre os aplicativos deslizando para os lados.

Além disso, todos aplicativos poderão fazer uso do sistema em background, de forma que o software saiba quais aplicativos são mais usados para assim, oferecê-los prontamente com conteúdo atualizado e de forma adequada. As notificações push de aplicativos de terceiros poderão agora ser recebidas em segundo plano.

O novo visual possibilita visualizar os aplicativos abertos, com miniatura do conteúdo e um ícone abaixo indicando o aplicativo

O novo visual possibilita visualizar os aplicativos abertos, com miniatura do conteúdo e um ícone abaixo indicando o aplicativo (Foto: Divulgação)

Safari

O navegador, descrito como o “browser móvel mais popular do mundo”, passou a ocupar praticamente todo o espaço disponível com a utilização de apenas uma única barra que dá acesso ao histórico, buscas inteligentes, favoritos, URL e muito mais. Também foi implementada uma nova forma de navegar através de gestos, além de uma nova vista de abas, em 3D, que não está limitado a apenas oito abas abertas.

O browser ganhará ainda integração com o iCloud Keychain, uma nova função que guardará senhas de sites e cartões de crédito no iCloud de forma segura e com a possibilidade de sincronizá-las entre vários dispositivos OS X e iOS que usam a mesma conta do iCloud. A ferramenta também faz parte da nova versão do Mac Os X Maverick anunciado neste mesmo evento.

O navegador ganhou uma nova vista de abas, em 3D, que não está limitado a apenas oito abas abertas

O navegador ganhou uma nova vista de abas, em 3D, que não está limitado a apenas oito abas abertas (Foto: Divulgação)

AirDrop

O novo recurso AirDrop possibilita o compartilhamento de fotos, vídeos, documentos, contatos e qualquer outro arquivo através do Wi-Fi e do Bluetooh. Com ele, o usuário poderá enviar uma imagem, por exemplo, para várias pessoas simultaneamente e de uma forma completamente descomplicada.

A tela de compartilhamento foi totalmente renovada, recebendo um layout clean e minimalista. A partir de agora, o usuário poderá escolher onde armazenar os arquivos recebidos, além de quais e para quem ele serão enviados. Enquanto o recurso funciona, todo o sistema e as transferências de arquivos são criptografados, fazendo com que nem todos os dispositivos iOS sejam realmente capazes de usá-lo.

O novo recurso AirDrop possibilita o compartilhamento de fotos, vídeos, documentos, contatos e qualquer outro arquivo através do Wi-Fi e do Bluetooh

O novo recurso AirDrop possibilita o compartilhamento de fotos, vídeos, documentos, contatos e qualquer outro arquivo através do Wi-Fi e do Bluetooh (Foto: Divulgação)

Câmera e Fotos

O aplicativo da câmera também foi atualizado, ganhando uma interface renovada que permite aos usuários mover-se facilmente entre seus quatro modos de disparo: normal, panorâmica, vídeo e foto quadrada. Além disso, a câmera recebeu filtros de fotos semelhantes aos encontrados no Instagram.

Já o aplicativo Photos também foi redesenhado e agora organiza automaticamente as imagens em seu próprio álbum de fotos correspondente, sem a necessidade de intervenções do usuário. O sistema operacional saberá onde e quando uma determinada foto foi tirada e, com base nessas características, ele será capaz de classificar as fotografias categorizando-as por coleções, momentos e anos.

A câmera recebeu filtros no estilo Instagram e quatro modos de disparo: normal, panorâmica, vídeo e foto quadrada

A câmera recebeu filtros no estilo Instagram e quatro modos de disparo: normal, panorâmica, vídeo e foto quadrada (Foto: Divulgação)

Siri e iOS in the car

A assistente pessoal também ganhou uma nova interface, além de uma nova voz com pronúncia muito mais natural, inclusive opção para voz masculina. A Siri agora também é mais inteligente, com inclusão de novos recursos que vão além de responder a várias perguntas e exibi-las na tela.

Com o novo assistente, os usuários agora serão capazes de emitir novos comandos como tocar a última mensagem de voz, aumentar o brilho, ou ligar o Bluetooth. E, para completar, o Siri contará com novas fontes de informação como a Wikipedia, o Twitter e o Bing, buscador este que irá substituir o Google, e será capaz de ler os tweets das pessoas que o usuário está seguindo.

Já o iOS in the car é um novo recurso do iOS 7 que chegará no ano que vem. O objetivo é ajudar o usuário a controlar os seus dispositivos iOS durante a condução e importantes montadoras já estão trabalhando para integrar o serviço ao sistema dos seus veículos.

O Siri ganhou uma nova interface, além de uma nova voz com pronúncia muito mais natural

O Siri ganhou uma nova interface, além de uma nova voz com pronúncia muito mais natural (Foto: Divulgação)

App Store

A App Store agora oferece aplicativos de acordo com a faixa etária, importante para o controle dos pais, e com a sua localização, ideal para encontrar aplicativos de lojas e restaurantes. Além disso, a App Store vai atualizar seus aplicativos de forma automática, sem a necessidade de interação com o usuário.

iTunes Radio

O iTunes Radio é um serviço de streaming de música próprio da Apple que permitirá que seus usuários possam ouvir músicas sem precisar comprá-las, algo parecido com o Spotify e Pandora. O serviço estará disponível para iPhone, iPad, iPod Touch, Mac, PC e Apple TV inicialmente nos Estados Unidos, mas futuramente será expandido para outros mercados, inclusive o brasileiro.

O iTunes Radio poderá ser instalado de forma gratuita e é claramente um rival ao recém anunciado Google Play Music All Access, novo serviço de streaming de música por assinatura do Google.

O iTunes Radio estará disponível para iPhone, iPad, iPod Touch, Mac, PC e Apple TV

O iTunes Radio estará disponível para iPhone, iPad, iPod Touch, Mac, PC e Apple TV (Foto: Divulgação)

Bloqueio de Ativação

Bloqueio de ativação é uma característica de segurança interessante que integra o aplicativo Find My iPhone. A funcionalidade tornará um dispositivo iOS totalmente inutilizável quando este for roubado. Mesmo depois de um wipe, procedimento comumente realizado pelos ladrões, um iPhone não será ativada sem a perfeita inclusão da sua Apple ID e senha.

Estes e outros recursos podem ser vistos no vídeo de apresentação do iOS 7:

 

Data de Lançamento e Compatibilidade

A data de lançamento da versão final do software está prevista para o final deste ano, no entanto, uma versão beta do iOS 7 já está disponível para usuários do iPhone 4, 4S e 5 e, em breve, para o iPad 2, 3 e 4, iPad Mini e iPod Touch a partir da quinta geração. Porém, nem todos os recursos do iOS 7 estarão disponíveis em todos esses dispositivos, com alguns deles restritos a determinados produtos. 

Confira na tabela abaixo quais dos novos recursos do iOS 7 estarão disponíveis para modelos antigos da Apple:

Confira quais dos novos recursos do iOS 7 estarão disponíveis para modelos antigos da Apple


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *