e-commerce móvel Internet, Negócios

e-Commerce: smartphones e tablets cada vez mais utilizados nas compras online


Cada vez mais portugueses começam as suas compras online utilizando um smartphone. Em Abril de 2013, as visitas mobile ao portal ShopAlike.pt duplicaram comparativamente ao mês Outubro de 2012. Tal confirma que os utilizadores de smartphones e outros dispositivos móveis estão a tornar-se cada vez mais importantes no sector do e-Commerce.

Não é novidade que o número de utilizadores de dispositivos móveis – smartphones, tablets – tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos um pouco por toda a europa, e Portugal não é excepção.

Segundo um estudo da Marktest, a taxa de penetração dos smartphones em Portugal passou dos 25,8% registados em Maio para 32,5% em Dezembro de 2012, sendo as faixas etárias compreendidas entre os 15 e os 34 anos as que mais smartphones possuem.

De acordo com a ShopAlike, os países com maior desenvolvimento nesta área são a Dinamarca, a Holanda, a Espanha e a Suécia. Em Abril deste ano, cerca de 43% dos utilizadores na Dinamarca usaram um dispositivo móvel quando procuraram por artigos de moda, calçado ou beleza na plataforma correspondente do seu país. Já em Portugal, em Abril de 2013 o número de utilizadores de dispositivos móveis situava-se na casa dos 15%.

Europe_mobile_PT

“O crescimento do comércio móvel em Portugal não apresenta ainda números tão elevados como noutros países, mas já é algo significativo”, diz Robert M. Maier, fundador e director da ShopAlike.pt. Robert refere que “Para responder à procura, lançámos recentemente sites e apps para smartphones e tablets em todos os países. Estamos convencidos de que o e-Commerce se está a tornar cada vez mais móvel e, por isso, para nós faz todo o sentido apostar nesta área”.

Segundo a ShopAlike, em Portugal os utilizadores preferem os smartphones aos tablets, verificando os primeiros uma taxa de uso de 97%. Para além disso, dentro dos smartphones, o sistema operativo Android é o mais utilizado, com cerca de 53% das visitas.

infografik_portugal_small

Salvo indicação em contrário, esta informação baseia-se numa análise do tráfego registado pelo site ShopAlike.pt no período entre Outubro de 2012 e Abril de 2013.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *