Negócios

Facebook, Amazon, Google e Apple projetam novas sedes futuristas


Os gigantes da tecnologia querem deixar a sua marca também no plano da arquitetura. Facebook, Amazon, Google e Apple contrataram alguns dos melhores arquitetos do mundo para desenharem as suas novas sedes futuristas. Espetaculares, os novos edifícios mostram a saúde financeira das empresas.


A Apple foi a primeira a mostrar ao mundo os planos para a sua nova sede, pensados por Norman Foster em estreita colaboração com Steve Jobs. Agora, é a vez da Facebook e da Google avançarem para edifícios futuristas que serão ambientalmente corretos e proporcionarão o necessário bom ambiente de trabalho para que os seus funcionários possam continuar a mudar o mundo.

Googleplex com todos a 2,5 minutos de qualquer ponto

novasedefacebookO novo quartel general da Google já está em construção. Da autoria do gabinete NBBJ, o campus do Google – ou Googleplex – será composto por nove edifícios ligados por caminhos e pontes pedonais e cicláveis, o que permitirá qualquer pessoa de estar a apenas 2,5 minutos de distância a pé de qualquer ponto do complexo. Esta é uma ideia “para incentivar o trabalho colaborativo”, de acordo com a empresa.

O preço do complexo – que se chamará Bay View -não foi divulgado pela empresa, mas estima-se que seja bastante inferior ao que a Apple pretende construir.

Facebook quer sede “invisível”

novasedefacebookJá a Facebook contratou Frank Ghery – o autor do icónico Museu Guggenheim de Bilbau – que aqui teve de avançar por uma proposta menos arrojada por imposição de Mark Zucherberg. A nova sede da Facebook será praticamente “invisível” a partir da auto-estrada próxima devido às muitas árvores e aos telhados com jardins, o que não deixa perceber bem o porquê da contratação de um arquiteto tão exuberante. Rachel Grossman, do departamento de urbanismo da cidade de Menlo Park, na Califórnia, afirmou que o primeiro ante-projeto tinha uma estrutura que fazia lembrar as asas de uma borboleta, mas que a Facebook decidiu não avançar com uma construção tão arrojada.

A construir perto da sua atual sede, o novo campus da Facebook terá o tamanho de mais de sete campos de futebol, de acordo com as contas da Reuters. O suficiente para albergar os cerca de 2.800 engenheiros que trabalham na companhia rainha das redes sociais.

Amazon projeta três esferas de vidro e metal

sede amazon rua Outro projeto agora revelado é o da Amazon. A nova sede da loja online que catapultou o seu fundador para a lista das dez maiores fortunas do sector tecnológico foi apresentada às autoridades de Seatle. São três esferas transparentes de quase 30 metros de altura com muitas árvores no seu interior que serão o ponto central de um projeto que prevê ainda outros tantos arranha-céus.

Os planos apresentados à cidade norte-americana mostram três esferas de metal e vidro que se interconectam e que “têm muito espaço para espaços verdes, bem como para escritórios individuais e de grupos”.

Apple corta nos custos

sede da appleA última aparição pública de Steve Jobs foi perante o conselho municipal de Cupertino para apresentar o edifício futurista que virá a ser a sede da companhia da maçã. Como o próprio disse, será “como que uma nave espacial”. Só que os custos do projeto não param de subir, atingindo já os 5 bilhões (5 mil milhões) de dólares e a construção não avança.

A Apple – que tem tido uma diminuição dos seus lucros – pretende agora cortar 1 bilhão (mil milhões) de dólares ao edifício. Foi a obsessão pelo pormenor de Jobs que fez disparar os custos da construção e com a morte do fundador da empresa, esta prepara-se para retirar alguns dos luxos que os seus interiores continham. A Apple prevê que os seus 13.000 colaboradores se mudem para a nova sede em 2016.

Fontes: Reuters; NBC News; eWeek; Bloomberg; Co.Design


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *