Gadgets

Oficial: Google Glass não vão ter reconhecimento facial… para já


A Google veio descansar os críticos: Os Google Glass não vão ter reconhecimento facial. Num post colocado na página oficial do projeto no Google Plus, a empresa veio anunciar que não vai permitir aos desenvolvedores a criação de apps que permitam o reconhecimento facial. Pelo menos para já.


Numa curta mensagem a todos os usuários que seguem o projeto no G+, a Google afirma que “muitos têm demonstrado quer interesse quer preocupação com a possibilidade de os óculos fazerem o reconhecimento facial”. Tendo em conta a polémica que existe – principalmente nos Estados Unidos – a Google veio agora assegurar que “não vai aprovar qualquer Glassware com reconhecimento facial neste momento”.

Glassware é o que a empresa chama a todo o software e aplicações desenvolvidos especialmente para este novo projeto, naquela que é mais uma medida de marketing da Google em relação aos Google Glass, que são vistos pelos especialistas como a grande novidade do ano.

No post colocado no G+, a rede social lançada há cerca de dois anos pela Google, a empresa sublinha que “como diz há muitos anos, não permite o reconhecimento facial nos seus produtos sem ter primeiro aplicado fortes medidas de privacidade”.

Esta política da Google em relação ao Glass não é propriamente uma novidade, mas é a primeira vez que ganha contornos oficiais. No início de maio o diretor do projeto – Steve Lee – já tinha sublinhado em entrevista ao New York Times que a empresa tinha deixado claro junto dos desenvolvedores que estes estavam sujeitos a um código de conduta para verem aprovado o seu Glassware.

Os Google Glass estão em fase de teste nos Estados Unidos, tendo sido distribuidos a 1500 felizardos. Mas nos primeiros tempos da sua comercialização – que deverá acontecer em 2014 – não serão uma grande ajuda para aquela situação embaraçosa de encontrarmos alguém na rua e começarmos uma conversa sem fazer ideia com quem estamos a falar.

Fonte: Google + via TechCruch


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *