Solyd-XK-OS Sistemas Operativos, Tutoriais

Solyd XK OS, apresentação desta distribuição baseada em Debian Testing


Solid XK é uma distribuição muito bem concebida, mas ainda muito pouco conhecida, é baseada em Debian Testing e é distribuida com 2 interfaces gráficas XFCE e KDE.

Qual a razão da existência desta distribuição que está muito ligada ao projecto MINT LMDE? Este grupo de programadores estava na expectativa que a versão Mint LMDE pudesse trazer a interface KDE para o projecto, até porque a Mint já não produz nenhuma versão com a interface KDE sobre as suas cores, e durante algum tempo a Mint deixou ficar em aberto esta possibilidade, mas com a declaração da Mint sobre o futuro projecto LMDE ficou claro que isso não iria acontecer.

Assim este grupo de programadores traz-nos uma distribuição rolling release baseada em Debian puro no apelidado pela Debian de ”testing”, sendo assim mais fácil termos acesso a software mais recente que a versão Debian considerada de estável e por outro lado oferece-nos 2 interfaces que na minha modesta opinião têm sido das que mais têm progredido, deveriam ter pensado também na Cinnamon que está a ficar uma interface muito estável, talvez pelo facto das versões anteriores da Cinnamon terem demonstrado alguns problemas de maturidade os programadores não tenham optado por esta interface.

Esta distribuição surpreendeu-me pela positiva, vem cheia de software de raiz, tem uma elegância assinalável e sobretudo uma estabilidade digna de nota, sendo uma distribuição com origem na Holanda àque dizer que esta distribuição tem tradução completa para Português Europeu e para Português Brasileiro, levando aqui mais uma nota positiva.

Depois do vídeo que efectuei já se passou mais uma semana e tenho quase todos os dias voltado a esta distribuição que me transmite muita segurança e solidez, de facto o Debian puro é outra conversa e permite de facto encarar o método de rolling release como uma verdadeira alternativa para quem queira manter uma distribuição por algum tempo no seu PC e simultaneamente ter as actualizações quer da estrutura do SO como das aplicações instaladas.

Para mais informações aqui fica o link da homepage e também da distrowatch:

http://solydxk.com/

http://dasublogbyprashanth.blogspot.pt/2013/05/review-solydxk-20130406.html

http://distrowatch.com/search.php?ostype=Linux


1 comentário em Solyd XK OS, apresentação desta distribuição baseada em Debian Testing

  1. Nilton

    Estou usando essa distro como meu sistema padrão há algum tempo e não tive problemas. Só tenho elogios. Recomendo a todos que estão procurando uma boa distro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *