Ubuntu_phone Mobile, Sistemas Operativos

Ubuntu Phone: apresentação em vídeo da última versão


O projecto do futuro Ubuntu phone continua a desenvolver-se a um bom ritmo, no dia 6 de junho (quarta feira) Jono Bacon, líder da equipa de desenvolvimento do Ubuntu touch, apresentou um novo vídeo em que demonstra os progressos até agora conseguidos pela sua equipe.

Esta demonstração do Ubuntu Phone foi feita com um dispositivo NEXUS, durante os 10 minutos deste vídeo torna-se clara a demarcação de qualquer outro SO móvel presente no mercado.

Basta assistir ao vídeo oficial para perceber que a forma de nos relacionarmos com este sistema operativo/operacional é bem diferente do Android, iOS, Blackberry, Windows, Symbian, FirefoxOS, etc.


A má notícia é que o seu lançamento foi empurrado para 2014, quando no início se previa que o lançamento seria feito no último trimestre de 2013, com algumas ISOs pela Web, não faltam entusiastas para este sistema operativo, a pergunta dos mil milhões que se deve colocar é:

Será que já não vai chegar tarde de mais? É que entre o anúncio e o seu lançamento vai decorrer mais de 1 ano, entretanto todos os outros concorrentes não estiveram parados, e muita tinta já correu e o ano ainda não acabou, estando previstos mais 2 lançamentos de peso, o novo Android e o novo iOS.

Talvez até o fator mais importante para a Canonical é que com este lançamento poderá vir a ter o seu próprio ecossistema, incluindo a Ubuntu TV e pode desta forma estar explicado o seu atraso.

Sempre defendi desde o início das notícias que davam conta deste SO móvel que a Canonical tinha começado a construir a casa pelo telhado, foi percetível que a sua divulgação foi uma precipitação, de facto aquando da divulgação ainda  não existiam contactos com os fabricantes de hardware e esse é certamente também um dos fatores que está a atrasar o seu lançamento.

Manteremos os nossos leitores informados das noticias que vão dando conta da evolução deste projeto.

Se gostou deste artigo também deve gostar dos seguintes:

Conheça o novo Ubuntu para Smartphones da Canonical

Ubuntu chega aos tablets

Mais informações em http://www.ubuntu.com/phone/


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *