Volvo Autonomous Parking Futuro hoje

Volvo anuncia um engenhoso sistema de estacionamento sem motorista


A Volvo desenvolveu um conceito genial para estacionamento autônomo. O carro-conceito, que será apresentado num evento para a imprensa na próxima semana, consegue encontrar um espaço vazio num parque e estacionar, sem que o condutor esteja dentro dele. O carro “inteligente” também é capaz de interagir de forma segura e sem problemas com outros veículos e pedestres que se encontrem no parque de estacionamento.


Autonomous Parking (Estacionamento Autônomo) é uma tecnologia conceito que alivia o motorista da tarefa demorada de encontrar um espaço de estacionamento vazio. O motorista só precisa de deixar o veículo na entrada do parque de estacionamento e voltar a pega-lo mais tarde no mesmo lugar”, diz Thomas Broberg, Conselheiro Sénio da Volvo Safety Car Group.

O veículo usa sensores e GPS para localizar e se deslocar para um espaço de estacionamento vazio. O procedimento é revertido quando o motorista volta para pegar o carro. Através de um aplicativo (aplicação) para smartphone o motorista consegue accionar o veículo remotamente, de forma a que este se saia do estacionamento e vá ao seu encontro.

Volvo-Autonomous-Parking-app-smartphone

O sistema inteligente combina condução autónoma com deteção e travagem (frenagem) automática, de maneira a tornar possível a interação segura com outros carros e pedestres que se encontrem no parque de estacionamento. Na realidade a velocidade e a travagem (frenagem) são adaptadas para uma integração harmoniosa no ambiente de estacionamento.

Volvo-Autonomous-Drive

“Nossa abordagem é baseada no princípio de que carros dirigidos de forma autônoma devem ser capaz de mover-se com segurança em ambientes com veículos não-autônomos e os utentes desprotegidos”, diz Thomas Broberg.

Volvo-Autonomous-Drive

Esta tecnologia ainda está numa fase embrionária e muito longe de ser implementada, uma vez que exige que os locais de estacionamento também estejam equipados com sensores que possam transmitir informações para o sistema inteligente da Volvo. Em resumo, para que o sistema funcione é necessário que quer o veículo, quer o parque de estacionamento estejam equipados com “sistemas” que permitam a comunicação entre eles.

O objetivo da Volvo Car Group é conquistar a liderança no campo da condução autónoma e Conceito de estacionamento Autónoma é um dos vários projetos que estão em desenvolvimento neste domínio.

A  tecnologia conceito “Autonomous Parking” está sendo testada no Volvo V40. Em 2014, a Volvo irá apresentar o XC90, que já irá integrar, ainda que parcialmente, o novo sistema de Direção Autónoma.

“As tecnologias de estacionamento e platooning autônomos ainda estão sendo desenvolvidos. Contudo, vamos dar os primeiros passos para o nosso objectivo de liderança através da introdução das primeiras características como a direção autônoma no novo Volvo XC90, que será revelado no final de 2014, “, conclui Thomas Broberg.

 


3 comentários em Volvo anuncia um engenhoso sistema de estacionamento sem motorista

  1. pedro

    SIstema de apoio ou substituiçao? É que todos os sistema de substituiçao e que tedem a por nos na condiçao de passividade escondem outro perigos, merecendo a minha desconfiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *