Andrew-House Jogos

Andrew House diz que Sony nunca cogitou DRM ou bloqueio a usados no PS4


Durante uma entrevista recente ao The Guardian, Andrew House, atual CEO da Sony Computer Entertainment, afirmou que bloquear jogos usados ou usar gestão de direitos digitais (em inglês Digital Rights Management) nunca esteve nos planos da Sony. “Nós não temos intenção nenhuma de mudar o modelo que nos serviu tão bem pelos ciclos de diversas plataformas”, afirmou House.Muitos acreditam que a Sony foi oportunista e desistiu do modelo DRM apenas porque seu principal concorrente havia resolvido adotá-lo. A Sony negou tais boatos.

O debate em torno do assunto ganhou destaque na E3 deste ano com o anúncio de que a Microsoft fecharia o cerco à pirataria no seu novo console, o Xbox One. A notícia foi mal recebida pelo público em geral e logo a empresa voltou atrás na decisão.

O modelo de negócio baseado em DRM consiste em controlar o compartilhamento das cópias de produtos digitais. Isso tenta assegurar os direitos autorais das desenvolvedoras. O problema é que muitas vezes isso é feito de forma abusiva e compromete a boa experiência do usuário. Com o DRM, as empresas podem, por exemplo, limitar a quantidade de vezes que um arquivo pode ser aberto, definir uma validade ou ainda exigir conexão constante à internet para o bom funcionamento do programa.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *