Chromecast Sistemas Operativos

Google lança o Chromecast – Um pequeno dispositivo para a sala de estar


Conheça o Chromecast da Google. Como o nome sugere, é um novo dispositivo baseado no Chrome (em concreto o Chrome OS) e é projectado para trazer o browser e a infraestrutura cloud da Google à sua sala de estar.

O Chromecast é projectado principalmente para ser um dispositivo de streaming. O seu objectivo é o de se tornar a maneira mais fácil de visualizar simultâneamente conteúdo de YouTube, Google Play, Netflix e Pandora e outros formatos multimédia que o utilizador quiser, na sua televisão de alta definição. Há já quem diga que o Chromecast é uma Apple TV, mas com uma abordagem muito mais focada na Cloud (e porque a Google TV já existe).

O Chromecast é a primeira expansão do Chrome OS para fora das formas tradicionais de computação. Até agora, o Chrome OS era um sistema operativo de desktop, projectado para uso em um portátil ou computador pessoal. A Google reformulou-lo para se ajustar à sala de estar e utilizou os smartphones e tablets para fornecer o conteúdo.

img_chrome_cast_02

O Chromecast usa um sistema do tipo AirPlay para fornecer o conteúdo de um qualquer dispositivo via Wifi. Através de um dispositivo Android ou iOS, qualquer utilizador pode simplesmente clicar um botão no YouTube para carregar o vídeo para outro ecrã/tela. O processo com base na demonstração da Google é bastante rápido e fácil. O Chromecas também suporta playlists de grupo (cada utilizador contribui para o que vai ser reproduzido), e tem algumas funcionalidades muito interessantes. Uma delas é o facto de continuar a reproduzir conteúdo multimédia em plano de fundo, enquanto estiver a fazer outras tarefas como por exemplo atender o telefone.

Melhor ainda, é a integração imersiva do conceito. Na prática qualquer dispositivo pode ser o comando que controla a transmissão televisiva. Pode iniciar um vídeo em um dispositivo, e outro dispositivo pode controlar o vídeo que está a ser reproduzido.

img_chrome_cast_03

O dispositivo em si é apresentado num pequeno módulo HDMI (semelhante a uma vulgar pen drive). Mas na prática o conector USB que possui apenas serve para ser ligado à corrente e configurado. Neste aspecto, segundo a Google o Chromecast apresenta uma configuração rápida e fácil. O Chromecast vai estar apenas disponível para já nos estados unidos a um preço de 35 dólares (26,45 euros e 78 reais) mas a Google afirmou que vai fazer tudo para que chegue rapidamente aos restantes mercados.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *