Internet, Notícias, Segurança

Google testa criptografia para proteger dados de espiões.


A Google está a testar várias formas de criptografia com o objectivo de proteger os ficheiros de dados dos seus utilizadores de possíveis tentativas de vigilância do governo.


Mais concretamente o gigante de pesquisas começou por experimentar criptografia nos ficheiros do Google Drive. Este movimento de protecção de privacidade está relacionado com os últimos acontecimentos em que a Google e outras empresas estão envolvidas.

Recorda-se que a Google, assim como outras empresas do Silicon Valey (Vale de Sílicio), vêm sofrendo criticas e acusações de que não só participaram no programa de vigilância do governo norte americano designado por PRISM, mas como também lucraram com o mesmo. Acusações que as empresas já desmentiram.

Com esta encriptação o governo dos EUA, bem como governos de outros países, deixam de ter acesso aos dados dos utilizadores. Como a informação se encontra criptografada, só poderia ser acedida se os mesmos possuíssem uma chave.

Grandes empresas da web costumam usar criptografia, como HTTPS, para proteger a confidencialidade das comunicações dos utilizadores, enquanto estas estão sendo transmitidas. Mas é menos comum ver arquivos criptografados enquanto estiverem armazenados na nuvem, em parte por causa da despesa de computação adicional, complexidade e as dificuldades na indexação e busca de dados criptografados.

Criptografia segura de ficheiros dos utilizadores significa que a Google não seria capaz de divulgar o conteúdo das comunicações armazenadas, mesmo que a NSA apresentasse uma ordem jurídica sob a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira ou se a polícia apresentasse um mandato de busca para os devidos efeitos.


1 comentário em Google testa criptografia para proteger dados de espiões.

  1. Rui Lima

    que técnologia gira… e agora para a fazer o mais fiável imaginário vão fazer o quê??? matar os programadores que inventáram a técnologia e queimar/destruir todos os dados de como ela foi criada?? lol lol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *