linux-virus

Porquê escolher Linux? Vírus


Se o seu computador começa a fica muito lento, aparecem janelas estranhas, abre muitas paginas com publicidade sem fazer nada, desliga-se sozinho ou até envia emails para todos os seus contactos sem autorização, talvez esteja infetado com um vírus.
Quem nunca teve um contacto com o vírus que nos bloqueia o computador e pede para pagar uma multa, o famoso vírus da PSP?

Isto acontece principalmente porque usa o Windows, Linux raramente tem vírus, e quando realmente tem um vírus que tira partido de uma vulnerabilidade, normalmente é noticia e a vulnerabilidade já foi corrigida, ou requer um conjunto muito especifico de programas desatualizados que raramente se consegue reproduzir no mundo real. Bem mas porque é que é assim tão difícil de atacar o Linux?

Existem vários motivos para isso acontecer dessa forma, um dos mais óbvios é o numero de utilizadores que usam Windows é muito maior do que o numero de pessoas que usa Linux assim uma pessoa mal intencionada que queira desenvolver um vírus quer que este se espalhe pelo maior numero possível de vitimas, assim o Windows torna-se uma escolha fácil.

Contudo apesar de válido este argumento não é o único motivo de não existirem tantos vírus em Linux como em Windows, a maior parte dos servidores da Internet usam o Apache, um programa Open Source que é instalado nos servidores que são responsáveis por disponibilizarem as paginas web para os nossos browsers quando nós o solicitamos, estes servidores normalmente armazenam muitos dados e tornam-se alvos apetecíveis, contudo têm menos falhas para poderem serem atacados, o Apache normalmente corre em cima de Linux ao contrario do seu concorrente o IIS Server da Microsoft que correm em cima do Windows Server que detém uma cota de mercado muito reduzida comparado ao Linux neste mercado.

O Linux tem um sistema inteligente que gere as autorizações, em Windows o utilizador ou qualquer programa la instalado pode fazer o que quer com os ficheiros principais do sistema. Quem nunca andou a apagar ficheiros e pastas do Windows nos computadores da biblioteca da escola e o Windows nem reclama. Ou fui só eu a fazer essas experiências? Claro que o computador quando reiniciar as dores de cabeça vão começar, mas não era essa a piada?

Agora imaginem se nós podemos fazer este tipo de alterações também outros programas o podem fazer, certo? O Linux não permite que isto aconteça. Sempre que se quer fazer alterações que interfiram com o sistema, é pedido que se introduza uma senha de administrador e se não formos os administradores do sistema nada podemos fazer. Os vírus não podem simplesmente alterar ou apagar ficheiros de sistema, uma vez que não têm autorização.

Em Windows já nos aconteceu de metermos uma Pen drive esta infetar o nosso comutador com um vírus qualquer, isto acontece porque o Windows permite que se executem determinados ficheiros automaticamente isso em Linux não acontece normalmente o utilizador tem que dar permissões de execução aos ficheiros antes destes poderem ser executados.

Mais olhos permitem que passem menos falhas de segurança, como referido no artigo anterior o Linux é Open Source, o que permite ter muitos pares de olhos de programadores experientes vejam o seu código fonte e ajudem na caça ás vulnerabilidades.

Fonte: Why Linux Is Better


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *