Destaques, Gadgets, Mobile, Segurança, Software, Tecnologia

ReKey – Corrija a vulnerabilidade que afecta 99% dos dispositivos Android


Manter o seu smartphone seguro nunca foi uma premissa tão essencial como agora. Se dúvidas tinha, foram dissipadas pela recente vulnerabilidade que afectou 99% dos dispositivos Android. Felizmente a Google resolveu o problema de forma atempada. Mas se tem versões antigas do Android, as chances de ver esta falha de segurança resolvida são diminutas. Hoje apresentamos-lhe uma solução.

O ReKey é um pequeno aplicativo para android que permite resolver a vulnerabilidade denominada Master Key (chave mestra) do Android. Este aplicativo foi desenvolvido através de uma parceria da Northeastern University em Boston (NEU SecLab), e a Duo Security – uma empresa especializada em segurança apoiada por capitais da Google. Para já o único inconveniente da solução, é o facto de precisar de ter acesso Root no seu Smartphone para poder resolver a malograda vulnerabilidade.

Mas a boa notícia, é que não precisa de esperar que a operadora de telecomunicações, ou fabricante a quem comprou o seu smartphone lancem uma actualização de segurança. Em especial se tiver um smartphone com uma versão do Android antiga esta pode ser a sua única solução para proteger os seus dados. Lembramos que esta falha de segurança, afecta dispositivos com a versão 1.5 do Android ou superior.

Como funciona o ReKey?

O processo não podia ser mais simples, o Rekey utiliza um processo de instrumentalização da Máquina Dalvik (uma das peças fundamentais do ecossistema android). Isto significa que em vez de mudar a própria Dalvik, este programa cria uma camada de protecção (como se fosse um micro escudo). Na prática esta aplicação instrumentaliza o alvo das vulnerabilidades (Objectos ZipEntry e ZipFile da Dalvik) e resolve a fonte de vulnerabilidade do Android. Outra das vantagens que tem, é no caso de detectar aplicações maliciosas que tentem tirar partido desta vulnerabilidade esta protecção avisa-o.

Se tem o seu dispositivo com acesso Root, basta então dirigir-se à Google play e descarregar a aplicação. Depois deste processo assim que lançar a aplicação, vai ser avisado com um sinal de perigo que o seu dispositivo não se encontra protegido. Basta portanto carregar no botão “Rekey my Device” para a vulnerabilidade ser corrigida. Lembre-se que vai receber um aviso para permitir conceder privilégios de Root ao ReKey (o qual deve aceitar).

img_rekey_android_99_02

Se mais tarde receber uma actualização de segurança do seu operador ou fabricante e quiser reverter esta correcção basta desinstalar este aplicativo para reverter o processo de correcção da máquina de Dalvik. A equipa do Tech&Net testou esta aplicação, e até agora não teve qualquer efeito adverso no telemóvel. Por essa razão recomendamos que instale esta aplicação. Vai prevenir que os seus dados fiquem acessíveis a terceiros. Para saber mais acerca do ReKey assista a este vídeo feito pelos autores deste aplicativo.

Site Oficial: ReKey
Sistema Operativo: Android 1.5 ou superior (Root necessário)
Download: Rekey


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *