Lâmpada-Painel-Solar Sustentabilidade

Tecnologia aplicada ao dia a dia


Pelo menos uma vez na vida já todos nos perguntámos sobre o que realmente podia melhorar a nossa vidas: será que é dinheiro? No entanto não podemos comer dinheiro ou colocar dinheiro no depósito do carro…

Eis a minha visão:

A única coisa que em qualquer altura melhorou as nossas vidas foi a Tecnologia! Podemos comunicar em tempo real, visitar amigos e família, visitar outros países e culturas, produzir alimentos em massa, ter uma visão 100/100, recuperar os dentes perdidos, conquistar o tempo e o espaço entre tantas outras coisas devido aos avanços tecnológicos. E todos os dias, a cada minuto algo mais está a evoluir no sentido de facilitar a nossa vida ao ponto de esta garantir que temos tudo o que precisamos, quem sabe, a custo zero…

Eis alguns exemplos de avanços da tecnologia no sentido de poupar o planeta assim como os nosso bolsos:

ÁGUA – Sistemas de autocolismo, torneiras inteligentes, sensores e redução de fluxo;

LUZ – Luzes sensíveis ao movimento, lâmpadas ECO que apresentam até 65% de redução de custos, mais do dobro da duração das lâmpadas de alogênio standart, mais eficácia luminosa, baixa emissão de calor, baixo consumo e filtro UV;

AQUECIMENTO – Paineis solares para aquecimento de águas de banho, cozinha e eventualmente a electricidade total ou parcial do lar. Esta tecnologia está já tão bem desenvolvida que permite a captação de energia solar mesmo em dias com condições climatéricas adversas; Isolamento termico das habitações que apresentam uma relação custo-eficácia muito elevada, uma vez que permitem a poupança de grandes quantidades de energia para aquecimento e promovem a redução das respectivas emissões de gases de efeito de estufa.

INTERNET – Serviço de TV, serviço de telefone, reuniões online nos diversos chats existentes, se quiser algo mais profissional tem o Office Live Meeting ou GoTo Meeting que permitem ter reuniões online sem perdas de tempo ou despesas adicionais. Muitas destas tecnologias são gratuitas e poupam também muito tempo que é uma outra forma de poupança financeira;

AUTOMÓVEIS – Sistema start/Stop é talvez a mais famosa das tecnologias de poupança de combustível aplicadas aos CarroElectricocarros movidos a motores de combustão interna e permit uma poupança energética de cerca de 10% (variável), este sistema desliga automaticamente o motor quando o carro está parado reduzindo a quantidade de tempo que o motor gasta em marcha lenta, o que por sua vez reduz as emissões e melhora o consumo de combustível;

COMBOIOS – Um comboio  de levitação magnética ou Maglev (Magnetic levitation transport) é um veículo semelhante a um comboio que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atractivas e repulsivas do magnetismo através do uso de super condutores. Devido à falta de contacto entre o veículo e a linha, a única fricção que existe, é entre o aparelho e o ar. Por consequência, os comboios de levitação magnética conseguem atingir velocidades enormes, com muito baixo consumo de energia e pouco ruído e velocidades até 650 kms/h. (Note: com a tecnologia actual já é possível atingir velocidades superiores a 6.500 Kms/h.)eneração de energia de travagem pode ser utilizada em carros movidos unicamente por um motor de combustão interna, nos carros elétricos e nos híbridos, ou sob a forma de um sistema de recuperação de energia cinética, como no caso da Fórmula 1. Ao contrário dos tradicionais sistemas de travagem, que não fazem nada para aproveitar a energia perdida, os sistemas de travagem regenerativa tentam aproveitar a energia perdida, por exemplo para carregar a bateria; Pneus – Pneus de baixa resistência ao rolamento estima-se que sejam cerca de 10% mais eficientes do que os menos eficientes. São produzidos com recurso à sílica que reduz a resistência entre as moléculas no interior do pneu. Isto significa que o pneu gira ao longo da estrada com menos resistência. Também é extremamente importante certificar-se que os teus pneus estão  bem calibrados, controle a pressão, isso não só melhora a economia de combustível do carro, mas também o torna mais controlável.

UMA PARTILHA

Muitas das coisas que aqui falo assentam em tecnologia desenvolvida nos anos 60/70 tal como a que diz respeito aos sistemas start/stop e regeneração de energia de travagem.  Porquê só agora?

Será que estamos informados suficientemente? Será que temos a formação adequada?

Vejam o exemplo da Coreia do Sul que passou da pobreza a uma prosperidade  extraordinária nas últimas décadas. Porquê? Os coreanos apostaram fortemente na educação o que resultou num elevar do nível de vida num ritmo completamente fora de série. A Coreia do Sul, assim como a China e Índia anos mais tarde, dedicou-se a investir na educação de seu povo.

Eu acredito que todos somos suficientemente responsáveis para tomar decisões por nós próprios…por isso há muita coisa que pode não estar directamente ao meu alcance mudar no imediato mas há muitas outras que estão: posso decidir ser informada e formada, posso decidir ter bons hábitos e boas práticas, posso decidir MUDAR!

Imagine as nossas boas decisões globais serem factor suficiente para não depender de políticos, não depender de trabalhos mal pagos, não depender de ter dinheiro para ter o que precisa… Imagine!

Imagens cortesia de free digital photos


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *