Tecnologia da NEC localiza objetos semelhantes em múltiplos vídeos Notícias, Tecnologia

Você é VIP? Esta tecnologia de reconhecimento facial sabe disso


A NEC lançou um novo software que permite identificar celebridades e outras personalidades populares, em tempo real, enviando um alerta.


Esta tecnologia foi criada com o objectivo de ajudar os comerciantes de grandes lojas. Quem não é o comerciante que não gostaria de ver clientes com muito dinheiro a entrar na sua loja, dispostos a gastar algumas centenas de dólares?

Bem, nada como ter esta tecnologia de reconhecimento facial da NEC que identifica quais as pessoas VIP que entram na sua loja.

Basicamente consiste num sistema de monitorização em tempo real, constituído por um circuito fechado com câmaras de vigilância dotadas de algoritmos de reconhecimento facial e que, com base nas imagens que recebe, executa um processo de comparação em menos de 1 segundo. Assim que acontecer um match o software envia um alerta seja via email ou móvel para os lojistas em questão.

Este software está a ser testado em cerca de uma dúzia de lojas exclusivas e hotéis na Grã-Bretanha, Estados Unidos e Extremo Oriente, diz a empresa, embora se recuse a nomear os parceiros que participam nos testes.

Num comunicado à imprensa a NEC enumera as vantagens deste software, referindo: “ser capaz de identificar os convidados VIP imediatamente poderia permitir que a equipa da loja possa ter informações sobre o cliente VIP e até possa cumprimentar o cliente pelo seu nome. No geral, esta capacidade ajuda a melhorar a experiência de um convidado VIP através da personalização de serviços e aumenta a satisfação do cliente com a loja.”

Efectivamente trata-se de uma inovação e é algo verdadeiramente útil. Mas como em tudo, também aqui há duas faces da mesma moeda.

E se alguém não quer ser reconhecido? O reconhecimento facial está a tornar-se cada vez mais difundido e tem gerado muita preocupação no que toca à questão da privacidade. Neste caso a NEC diz que o seu software só fará fidelização com os VIPs que querem ser vistos. Como é que consegue se alguém quer ser visto em determinado local é algo que, no entanto, a empresa não especifica.

O que você acha? Você optaria por sistema de reconhecimento facial num negócio, se isto significasse um melhor serviço? Humm…uma questão para pensar.


1 comentário em Você é VIP? Esta tecnologia de reconhecimento facial sabe disso

  1. Que bom que não sou lojista… Aí não preciso rotular as pessoas pelo tamanho dos seus bolsos 🙂
    Eu considero compreensível (mas triste) saber que as pessoas estão sendo avaliadas cada vez mais pelo que há de mais comum no mundo (que é o dinheiro), e cada vez menos pelo que realmente têm de especial.

    Daqui há um tempo muitas destas pessoas VIP vão perceber esta forma de assédio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *