Ciência

Chuva de Estrelas entre os dias 12 e 13 de Agosto



Esta é a sua melhor oportunidade para ver a chuva de meteoros a que os cientistas chamam de Perseidas.
Perseidas são fragmentos de gelo e de poeira que foram deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, que está neste momento a atravessar a Terra.

A noite de hoje e de amanhã serão as melhores oportunidades para ver esta chuva de meteoros Perseidas, que de acordo com a Nasa acontece todos os anos, no mês de Agosto. Estes meteoros têm sido observados há pelo menos dois mil anos e a razão deve-se ao facto de a Terra passar pela zona de detritos deixados peloo cometa 109P/Swift-Tuttle, que orbita em torno do Sol a cada 133 anos.

A Nasa estima que por cada dia em que haja esta chuva de meteoros(12 e 13), vão entrar no planeta Terra cerca de 10 a 40 toneladas de poeira de meteoros, o que dará uma estimativa de 20 a 80 toneladas no seu total. Durante a queda os fragamentos terão o tamanho de uma moeda, embora se tornem em detritos do tamanho de um fio de cabelo Humano.

Se você quer participar desta oportunidade, lembre-se que a chuva de meteoros têm uma maior visualização em espaços escuros e abertos. Se estiver numa cidade com altos níveis de poluição ou muitas luzes artificiais pode ser complicado apreciar este fenómeno e de acordo com a Nasa, não é necessário equipamento especial para os observar, basta simplesmente olhar para o céu.

Assista a esta chuva de estrelas, que será com certeza um espectáculo deslumbrante e já agora aproveite para pedir vários desejos, pois a próxima oportunidade será no próximo mês de Novembro, em que haverá a queda dos meteoros Leonid.


3 comentários em Chuva de Estrelas entre os dias 12 e 13 de Agosto

    • Susana Dias Susana Dias

      Olá, Sabrina!:-) De acordo com a Nasa, a maior intensidade da chuva de estrelas ocorrerá entre as 3h30 e 6h da manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *