Doodle-Claude-Debussy Internet

Google homenageia o músico e compositor Claude Debussy com Doodle animado



O Doodle de hoje é uma homenagem a  Claude-Achille Debussy, músico e compositor francês.

Para comemorar os 151 anos do nascimento de Debussy, o Doodle de hoje é uma representação animada do célebre clássico “Clair de Lune”, o terceiro movimento da Suite Bergamasque, que teve início em 1890 e foi concluída em 1905.

O Doodle animado apresenta um cenário típico de uma noite de luar, numa cidade do início do século passado (XX). Um moinho de vento que gira sem parar, carros antigos, bicicletas e um barco que percorre o rio dão vida à cena. O apagar e acender da luzes da cidade, conforme a variação dos acordes musicais da composição “Clair de Lune”, completa o cenário.

Claude_DebussyClaude Debussy nasceu em 22 de Agosto, na cidade de Saint-Germain-en-Laye (França) e com 9 anos de idade já revelava o seu talento como pianista. Estudou no célebre Conservatório Musical de Paris e em 1984, com 22 anos de idade, foi galardoado com o “Grande Prémio de Roma”, prémio que lhe garantiu uma bolsa de estudos de música clássica e acabou por impulsionar a sua carreira musical.

Debussy é considerado um dos expoentes máximos do estilo musical impressionista, a sua música irreverente e inovadora acabou por influenciar outros artistas e diversos movimentos musicais em vários países.

“A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países. Em França, só se aponta Ravel como influenciado, mas só na juventude, não sendo propriamente discípulo. Influenciados foram também Béla BartókManuel de FallaHeitor Villa-Lobos e outros. Do Prélude à l’après-midi d’un Faune (“Prelúdio ao entardecer de um Fauno”), com que, para Pierre Boulez, começou a Música moderna, até Jeux (“Jogos”), toda a arte de Debussy foi uma lição de inconformismo2 .”

Fonte: Wikipédia

Pode ouvir algumas composições do músico e compositor francês Claude Debussy no site ALLMUSIC

Confira o Doodle de Claude-Achille Debussy

Para ver todos os Doodles do Google visite a página Doodles


2 comentários em Google homenageia o músico e compositor Claude Debussy com Doodle animado

  1. ANDREYVA PATRÍCIA

    Adorei a matéria que fizeram em homenagem a Claude Debussy, querendo ou não também estão me homenageando, pois exatamente hoje estou completando 50 anos bem vividos e agradeço pela bela música.
    Obrigada a Google pela homenagem.

    • Ainda bem que gostou da matéria, agradecemos as suas palavras que, sem dúvida, só nos dão mais alento para continuar.
      Parabéns pelos seus 50 anos “bem vividos” !
      Obrigado pela sua visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *