Mobile

NVidia disponibiliza o sistema operativo da sua consola Shield como Open Source


A NVidia anunciou que o sistema operacional/operativo por detrás da sua recém-lançada consola portátil Shield, é agora Open Source. 

A NVidia Shield é uma consola de jogos portátil baseada no Android, que exteriormente é dotada de um comando e um ecrã/tela e possui no seu interior um conjunto de especificações técnicas bastante interessantes. Além dos seus proprietários poderem jogar títulos disponíveis para a consola um dos atractivos é a possibilidade de se jogar um título por streaming a partir de um PC que tenha instalada uma placa gráfica Nvidia. 

A NVidia numa atitude bastante aberta surpreendeu a comunidade open source, ao anunciar a disponibilização do código fonte do sistema operativo da consola Shield abrangido por uma licença open source. No blog Oficial da NVidia Andrew Edelsten responsável pela equipa que desenvolveu o Shield abordou o anúncio da seguinte forma.

“Se não estiver contente com as capacidades da SHIELD “out of the box”, nós convidamos a que aumente as capacidades da nossa consola em qualquer maneira que desejar. No caso de não ser um programador ou já tiver configurado um ambiente de desenvolvimento Android, você pode dispensar o download das nossas ferramentas e, talvez, esperar para verificar o que a comunidade incrível XDA Developers pode fazer por si”.

Este anúncio significa que os usuários/utilizadores serão capazes de desbloquear o bootloader que vem na consola, ou indicia mesmo a forte possibilidade da consola já vir desbloqueada. Com este processo facilitado será uma questão de tempo até alguém conseguir desenvolver um método que consiga acesso “root” e abra a consola a um novo mundo de possibilidades. Claro que isto só vai servir para programadores ou utilizadores avançados já que o mínimo descuido poderá invalidar a garantia do Shield.  Com tudo isso em mente, vai ser muito interessante ver o que a comunidade vai conseguir fazer com esta consola. Será que vamos começar a ver surgir as primeiras ROM para a NVidia Shield?

Deixamos a pergunta aos nossos leitores. Acha que a Shield se vai tornar o paraíso dos entusiastas na personalização e “hacking” de consolas?


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *