Root Android Mobile

Root no Android? 5 motivos para pensar duas vezes…



Este termo, Root, é provavelmente um dos mais falados e discutidos entre todas as comunidades e utilizadores Android, até mesmo para os recém chegados a este enorme mundo. Mas por vezes fica pouco claro aos iniciados no sistema operativo/operacional quais as vantagens de realizarem Root nos seus equipamentos.

Antes de qualquer outra explicação gostaria de esclarecer que fazer Root num equipamento Android não é um processo extremamente complicado. Claro que terá alguns passos, mas quando aplicados à risca como descritos em tutoriais de confiança (como por exemplo os do forum XDA-developers.com) torna-se bastante seguro e simples.

Com total acesso às permissões do seu Android, irá ter um novo mundo para explorar. Vejamos então 5 motivos que o poderão fazer ponderar a “conquista” de acesso Root no seu Android.

 

1- ROMs personalizadas

Um dos principais motivos que leva os utilizadores fazerem Root nos seus equipamentos é  a nova possibilidade de colocar ROMs personalizadas nos seus dispositivos. Estas ditas ROMs personalizadas são baixadas de sites de confiança (mais uma vez recomendo o XDA-developers.com) onde developers particulares partilham todas as suas horas de trabalho.

Através destas novas ROMs poderá ter quase um smartphone novo, com um novo visual, performance melhorada, duração da bateria, fixação extremamente rápida do sinal GPS, novas aplicações e muito mais!

 

2- Melhorias na gestão de software

Todo o software que vem incluído em cada dispositivo influência bastante todo o funcionamento do mesmo, e na grande maioria dos casos vem já de certa forma optimizado para que sem qualquer alteração o dispositivo tenha uma performance óptima.

Apesar disso, existem sempre pequenas alterações que podem ser feitas para melhorar ainda mais certos aspectos do funcionamento do smartphone, que agora serão possíveis de realizar após obter acesso Root!

Algumas das alterações mais vulgares são a alteração do DPI do ecrã/tela (densidade por pixel) e também o overclocking (aumentar a velocidade a que o processador funciona).

 

3- Desbloquear acessos de hardware

Quando compra um novo equipamento, tudo o que este tem para lhe oferecer é escolhido meticulosamente pelo seu fabricante, e com isso, muitas vezes as escolhas acabam por limitar a performance e funcionalidades do mesmo  em beneficio da segurança de utilização.

Um exemplo muito simples é o da maioria dos tablets que muitas vezes vêm com a capacidade de reconhecer pens USB bloqueada (quando são perfeitamente capazes de o fazer), e com acesso Root no dispositivo vai ser possível alterar as configurações de forma a tornar esse procedimento possível.

 

4- Aplicações irritantes das operadoras? Nunca mais!

Se é mais um daqueles utilizadores (como eu) que fica extremamente frustrado com a imensidão de aplicações inúteis que nos são impostas pelas operadoras e fabricantes que são impossíveis de apagar, agora já não vai ser um problema!

Com acesso Root no seu Android vai conseguir de forma muito simples remover todas essas aplicações do seu Android, e até mesmo algumas aplicações que não utilize por completo. Mas deverá ter sempre atenção que algumas aplicações do sistema, mesmo não sendo utilizadas directamente, elas podem intervir no funcionamento de outras aplicações importantes.

 

5- Uma imensidade de novas aplicações

O número de aplicações disponíveis na Google Play Store continua a crescer a um ritmo alucinante, e cada vez mais vem crescendo também o número de aplicações que para funcionarem correctamente necessitam de ter acesso Root para a realização de diversas funcionalidades.

Neste tópico deveremos ter ainda mais atenção e cuidado com o tipo de empresa que lançou a aplicação, pois com o acesso Root é muito mais fácil ser vítima de qualquer tipo de ciber-crime, principalmente ser for daqueles utilizadores que nem olha para os pedidos de acesso das aplicações.

Ainda assim, com o acesso Root garantido vai conseguir instalar aplicações fantásticas, como por exemplo o Titanium Backup, que permite a realização de uma cópia de segurança de qualquer aplicação que se encontre instalada.

 

Alguma dúvida sobre o processo de Root? Algum receio? Partilha connosco, estamos aqui para ajudar!

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *