jibbigo Redes sociais

Tradução automática a caminho do Facebook



A Facebook anunciou a compra da Mobile Technologies, a companhia por trás da app Jibbigo e a tradução automática com reconhecimento de voz está agora a um passo da maior rede social do mundo. Este poderá constituir um passo fundamental para a disponibilização da pesquisa social em várias línguas.

A compra desta companhia poderá trazer num futuro próximo uma funcionalidade nova ao Facebook, com a possibilidade de tradução automática e simultânea de conversas através do chat do Facebook. A barreira da língua – uma das poucas que ainda subsistem neste mundo virtual – poderá estar perto do seu fim.

E mesmo a pesquisa social (social graph) recentemente disponibilizada para todos os usuários em inglês dos Estados Unidos pode vir a ser mais facilmente transposta para outras línguas. Este parece ser o primeiro passo óbvio a ser implementado com a ajuda dos especialistas da Mobile Technologies, que agora serão integrados na equipa de engenheiros do Facebook

A Jibbigo é uma das melhores ferramentas de tradução automática e reconhecimento de voz que existem no mercado, estando disponível em iOS e Android. Ao anunciar a compra da empresa responsável pela app, a Facebook afirma que num primeiro momento continuará “a apoiar a app” Jibbigo, que “lê” em voz alta a frase que o usuário digitou numa das 25 línguas disponíveis.

Alguns dos engenheiros responsáveis pela Jibbigo vão juntar-se ao staff do Facebook em Menlo Park e os proprietários da empresa criada em 2001 estão radiantes: “A Facebook, com a sua missão de tornar o mundo mais aberto e conetado, dá-nos a plataforma perfeita para levar a nossa tecnologia a uma escala verdadeiramente global”, afirmam.

A app tem na sua versão paga a possibilidade de utilização do tradutor offline, sendo de grande utilidade para viajantes e pessoas que têm contactos com elementos de outras nacionalidades. Ao contrário da maioria das apps do género, a Jibbigo não limita as possibilidades dos usuários a frases já pré-definidas, possibilitando um total controlo das frases a traduzir.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *