Mobile

Ubuntu edge bate o projecto Pebble como o maior campanha de crowdfunding da história



O Ubuntu Edge, está ainda muito aquém do objectivo da sua campanha de crowdfunding – a Canonical precisa de angariar mais de 20 milhões de dólares em seis dias para cumprir o seu ambicioso objectivo 32 milhões dólares. Contudo nem tudo são más notícias, aliás este projecto está quebrar recordes ao longo do caminho e promete agora ficar para a história.

A página Indiegogo do projecto Ubuntu Edge já angariou mais de 10,3 milhões de dólares em promessas de financiamento, e derrubou o anterior recorde do smartwatch Pebble como a mais alta campanha de crowdfunding de sempre com um valor fixo. Os Estados Unidos são o país que lidera com mais entusiastas financiadores, seguido do Reino Unido – onde a Canonical também tem escritórios – e Alemanha.

Apesar dos bons indicadores a Canonical necessita de um total de 32 milhões de dólares para iniciar a produção limitada do smartphone Ubuntu Edge. Não temos dúvidas que ainda é possível aumentar este montante – provavelmente é o que vai acontecer para a próxima semana (a última) – mas a menos que haja mais entusiastas ou empresas a investirem neste projecto, a Canonical corre sérios riscos em não ver o seu objectivo concretizado.

O Smartphone em si é uma nova perspectiva e poderia ser uma lufada de ar fresco uma nova geração de smartphones. Trata-se de um dispositivo com 128 GB de armazenamento interno, antena dual-LTE, 4GB de memória RAM e capacidade de dual-boot para os sistemas operativos/operacionais Android e Ubuntu OS. Mas por outro lado, é mais que um Smartphone. Pode ligá-lo através de um acessório ao seu monitor e ele transforma-se automaticamente num desktop com uma versão completa do Ubuntu.

Ubuntu-Edge-hopes-to-blitz-Galaxy-S4-iPhone-5

É importante notar que a Cloud Imperium Games conseguiu atingir uma vertiginosa quantia de $ 15 milhões para investir no Star Citizen. Contudo este montante não pode ser comparado com o Pebble e o Ubuntu Edge porque não tinha um objectivo fixo. Além deste aspecto numa primeira fase a Cloud Imperium Games apenas conseguiu angariar cerca de 2.1 milhões de dólares na plataforma Kickstarter. Os restantes fundos foram posteriormente angariados depois da produtora de jogos alargar a sua campanha de crowdfunding ao seu site oficial .

Lembre-se contudo que ainda não é tarde para contribuir para o financiamento do Ubuntu Edge. Se está indeciso/a, o melhor será arriscar porque tão depressa não poderá ter acesso a um smartphone tão especial como este. E o facto de no caso de ser financiado ser produzido em edição limitada aumenta o seu valor de mercado. Lembre-se que pode também fazer donativos mais pequenos, se acredita no projecto mas não quer para já investir uma quantia elevada. Se quer avançar a inovação no mercado dos Smartphones, ajude a Canonical a atingir este objectivo. A empresa de Mark Shuttleworth é neste momento a única com uma visão e com um interesse óbvio em que isso aconteça. Pode aceder ao link do projecto aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *