Software

Actualização do Hangouts para Android já lhe permite ver estado dos seus contactos



O Hangouts era a oportunidade certa para a Google unificar os seus esforços na área de mensagens instantâneas que se encontravam fragmentados. Infelizmente, a app para Android não começou da melhor forma, devido a estar ausente de algumas funções importantes. Por exemplo, o facto de não poder ver qual dos seus contactos estava online, despoletou uma “chuva” de críticas e notas negativas, tornando o Hangouts o aplicativo mais mal classificado da Google.

Uma nova actualização para o aplicativo Android está pronto para corrigir estes e outros problemas apontados pelos utilizadores/usuários, e segundo a Google será lançada nos próximos dias. Como mostramos na imagem acima, agora podem aparecer ícones verdes nas fotos dos seus contactos (o que significa que eles estão disponíveis) ou ícones cinza (o que significa que eles não estão disponíveis). Apesar de ser uma melhoria da máxima importância para trazer ao Hangouts a usabilidade que lhe faltava a abordagem para o estado dos seus contactos ainda é minimalista. Por exemplo, não consegue saber se os seus contactos estão ausentes, ou estão ocupados (e como tal não será boa ideia incomodá-los)

Outra mudança introduzida, diz respeito a quando se inicia um hangout, agora são listadas os contactos com que já estabeleceu um Hangout com, contactos sugeridos e os outros Contatos (como mostrado acima). Os convites de Hangout sofreram modificações e foram mudados para o topo das suas conversas de modo a que sejam mais fáceis de os encontrar. Finalmente, pode esconder qualquer um dos seus contactos a partir do ecrã “Novo Hangout” se mantiver o dedo pressionado sobre o nome do contacto desejado, e em seguida seleccionar “Ocultar o contacto”.

img_hangout_ver_estado_online_02

Apesar de a pouco e pouco a Google estar a recuperar algumas funções que existiam no Google Talk, apenas no leva a crer que esta exposição negativa que o Hangouts podia ter sido evitada. Mais do que isso, a Google não ponderou o impacto que remover algumas funções do Google Talk iriam ter nos seus usuários. Resumindo, a app pareceu ser lançada pela Google “à pressa” e como já referimos anteriormente dificilmente se vai livrar da fama que já tem. Será mesmo difícil que todos os insatisfeitos que deram nota negativa na Google Play voltem a usar o Hangouts ou mesmo revejam a sua nota.

De qualquer das formas, é bom saber que a Google está atenta ao “feedback” das pessoas e que foram de facto as principais responsáveis para que esta tão importante função voltasse. O que acha? Os recursos que estava habituado no Google Talk foram restabelecidos ou há alguma função que acha que ainda está ausente ?

Fonte: Randall Sarafa (Google+)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *