Mobile

Android 4.4 KitKat – Uma parceria invulgar entre a Google e a Nestlé



A Google aparentemente estabeleceu um acordo invulgar com a Nestlé de modo a poder utilizar o nome “KitKat” para designar a sua próxima versão do Android. O anúncio do nome de código para o Android 4.4 por Sundar Pichai, foi portanto encarado por alguns comentadores como uma parceria invulgar entre duas empresas. Mas, o acordo parece no entanto ir mais fundo do que apenas um licenciamento de nome e promete ser uma manobra de marketing muito bem conseguida.

Segundo responsáveis das duas empresas nenhuma transacção financeira foi envolvida entre as duas empresas. Ao que parece trata-se de um acordo de promoção mútua favorável à Google e Nestlé. Algo raro que vemos hoje em dia em particular na indústria tecnológica, onde normalmente os acordos entre duas empresas em litígio por exemplo no campo das patentes, envolve um licenciamento mútuo (envolvendo contrapartidas financeiras) de patentes.

Esta informação foi avançada pela BBC que entrevistou John Lagerling, director para as parcerias globais do Android. O responsável refere que “este não é um tipo de negócio de dinheiro na mão”, e que o objectivo foi apenas fazer algo divertido e inesperado. Lagerling também refere que a sobremesa “Key Lime Pie” considerada anteriormente como a sobremesa mais provável para suceder à Jelly Bean, foi considerada mas acabou por ser vetada porque a equipa da Google receou que muitas pessoas não conhecessem qual o sabor desta sobremesa. Claramente este não é um problema para um dos chocolates mais populares do mundo.

Mas os detalhes do novo acordo entre a Google e a Nestlé são muito mais interessantes que uma simples promoção mútua do kit kat e do Android. Se por acaso se dirigir à página da Google relativa à nova sobremesa do Android, vai poder ver uma barra de chocolate do Kit Kat da Nestlé em forma de Android (a título de curiosidade: empresa usa normalmente o “Kit Kat”, em vez de “KitKat” como branding para o chocolate). Se escolher “Learn More about Kit Kat” vai ser redireccionado para o site da Nestlé onde , vai encontrar um tablete de Kit Kat com um invólucro onde o Android aparece. Na mesma embalagem é mencionado: Ganhe um tablet Nexus ou créditos para a Google play. E aqui começa-se a perceber quanto a estratégia da Google e da Nestlé é a todos os níveis genial.

img_android_44_kitkat_google_nestle_02

A Nestlé vai começar a produzir mais de 50 milhões do chocolate Kit Kat com a mascote do Android sobre eles. E tudo indica que na compra de edições do Kit Kat da Nestlé a irem para o mercado provavelmente na altura do lançamento do Android 4.4, o consumidor do famoso chocolate vai entrar num concurso onde se vai poder habilitar a ganhar um Nexus 7 ou vouchers que se transformem em crédito no Google Play para por exemplo descontar na compra de aplicações. Os benefícios são óbvios para a Google já que o Android vai ter uma exposição maciça em lojas de conveniência, supermercados e grandes superfícies em todo o mundo. Esta é aliás uma exposição que a Google dificilmente iria conseguir e apenas possível por intermédio de algumas grandes multinacionais do ramo alimentar. A Nestlé também sai amplamente beneficiada com este acordo, já que se associa a uma marca bastante reconhecida no mundo tecnológico e expande o reconhecimento da marca Kit Kat para todos os entusiastas da tecnologia (os geeks).

A multinacional suíça até lançou um site dedicado a esta parceria onde o chocolate é apresentado como se um smartphone se tratasse, onde detalhes relativos às suas dimensões, o pacote onde vem e a oferta de barras em vários tamanhos é alvo especial destaque. Mas talvez o mais interessante seja o vídeo que a Nestlé produziu que de alguma forma se associa a outras “paródias” aos spots de apresentação de produtos da Apple. Contudo não é Jony Ive que aparece no spot. Bem, mas para não estragarmos mais a surpresa assista ao spot de seguida e consulte a página do Kit Kat da Nestlé, neste link:

E você, o que acha do novo nome para versão 4.4 do Android? Será esta uma das campanhas de marketing mais bem montadas de sempre ou um acordo insólito sem grandes benefícios para as duas partes?


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *