Software

B1 free Archiver – um compactador para PC, Mac e Android.



Longe vão os tempos em que compactar um arquivo/ficheiro era essencial para o distribuir na internet, e com isso poupar uns bons MB no download. Entretanto, a internet actual possui uma largura de banda que praticamente dispensa a muitos, o interesse em compactar um arquivo. Mas um bom compactador é sempre útil, para juntar vários arquivos num só e disponibilizar um arquivo num formato portátil(entre outras tarefas possíveis). Conheça o B1 Free Archiver um compactador, para Windows, Mac, Linux e Android.

O B1 Free Archiver é um utilitário de multi-plataforma que suporta a edição de arquivos nos formatos mais populares existentes de entre os quais se destacam: zip, rar, 7z, ISO, tar.gz, e muitos outros. Além dos anteriores arquivos este aplicativo suporta um formato próprio o b1.

Os autores deste aplicativo advogam que o formato b1 utiliza um formato de compressão inovador e completamente construído de raiz. Este formato permite velocidades de compressão mais elevadas e uma taxa de compressão superior. Isto significa que vai ficar com um ficheiro mais pequeno comparado com outros formatos mais usados como o rar e zip. Outra das grandes vantagens do formato b1, é o facto de permitir proteger os arquivos criados com o algoritmo de encriptação de AES de 256 bits. Isto significa que será quase impossível quebrar a password dos ficheiros B1, tornando-o num formato seguro para armazenamento dos seus dados pessoais.

img_b1_archive_02

Mas, não é apenas no formato b1 que se concentram as vantagens de usar o B1 Free Archiver. O interface deste utilitário é bastante minimalista, livre de quaisquer funções avançadas. A barra de ferramentas principal apenas possui seis (grandes) botões: Criar, Abrir, Extrair, Ajuda, Comentários e Sair. As funções associadas a estes botões são óbvias: por exemplo o botão “Criar” permite que defina um novo arquivo, o botão “Abrir” permite abrir arquivos já existentes, e o botão “Extrair” permite extrair arquivos do interior do arquivo compactado.

Outras das vantagens do B1, é a integração com o explorador do Windows e com o explorador Nautilus que vem em algumas distribuições de Linux, como o Ubuntu. Isto significa que pode extrair ficheiros de um arquivo clicando sobre o botão direito do rato, dentro do explorador do Windows ou Nautilus. Além dos sistemas operacionais de desktop, existe ainda uma versão do B1 free Archiver para Android. Embora não seja uma versão tão completa como a versão desktop está actualmente nas primeiras versões.

img_b1_archive_03

Pode descarregar o B1 Free archiver nos links que deixamos abaixo.

Site Oficial: B1 Free Archiver
Sistemas Operacionais/Operativos: Windows, Mac, Linux e Android:
Download: B1 Free Archiver para Windows [495 KB]
Download: B1 Free Archiver para Mac OSX [22.7 MB]
Download: B1 Free Archiver para Fedora Linux – 32 Bit [7 MB]
Download: B1 Free Archiver para Fedora Linux – 64 Bit [6.9 MB]
Download: B1 Free Archiver para Ubuntu Linux – 32 Bit [7 MB]
Download: B1 Free Archiver para Ubuntu Linux – 64 Bit [6.9 MB]
Download: B1 Free Archiver para Android


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *