iphone5_ios7 Apple, Mobile

Como diminuir o consumo de energia no iOS7


[pub]O novo sistema operativo/operacional da Apple para dispositivos móveis foi bem recebido pela generalidade dos usuários mas há um ponto de que todos se queixam, principalmente aqueles que o instalaram em smartphones com versões anteriores ao iPhone 5: o consumo da bateria. Mas há alguns truques para diminuir o consumo de energia do iOS7. Saiba quais são a par e passo e torne o seu iPhone de novo um companheiro para todo o dia.

O problema do consumo de bateria deve-se principalmente a algumas das funcionalidades do iOS7, algumas das quais estão escondidas. Mas é possível alterar as configurações do smartphone para diminuir a necessidade de energia. Acompanhe-me de iPhone na mão e siga passo a passo as alterações de configuração que se propõem. Vai ver que não se arrepende.

Tarefas em segundo plano

A Apple decidiu-se finalmente por introduzir no seu sistema operativo/operacional a possibilidade de as apps continuarem a funcionar em segundo plano, algo que há muito existia nos Android. Mas ao fazê-lo, criou também um “monstro” em termos de consumo de energia porque por defeito todas as app fazem o refresh automaticamente.

No entanto, é possível alterar isto e de uma forma muito fácil, é só seguir o caminho: Definições -> Geral -> Actualização em segundo plano. Chegado a este ecrã/tela, pode optar por impedir a atualização de todas as app ou escolher aquelas que o estão a fazer por defeito mas que não lhe fazem falta. Eu que não me interesso por compra e venda de ações desabilitei logo a da Bolsa (que tenho pena de não poder apagar) e mais umas quantas.

Atualização automática

No iOS6 sempre que havia novas versões de apps éramos avisados com a bolinha vermelha no canto do ícone da AppStore com o número de atualizações disponíveis. Agora no iOS7 a atualização é feita automaticamente desde que o dispositivo esteja ligado a uma rede wifi. Este é um recurso destinado a manter a produtividade no topo e a poupar tempo ao usuário. Mas não poupa na bateria.

A solução é desativá-lo e para o fazer tem de seguir por aqui: Definições -> iTunes Store e App Store  e aí chegados é só desativar a opção de descargas automáticas. Pode optar por impedir apenas as atualizações automáticas ou tornar necessária uma ação para as descargas automáticas de todos os conteúdos, nomeadamente música, livros ou apps.

Este passo só tem um senão. Lembre-se de passar regularmente pela App Store e verificar se existem atualizações novas das apps que tem instaladas no seu iPhone.

Serviços de localização

Os serviços de localização automática vieram dar uma nova dimensão à utilização dos smartphones. E não estamos apenas a falar da sua atualização em mapas ou o óbvio FourSquare. No seu smartphone tem instaladas mais apps a fazerem recurso à localização automática do que aquilo que pensa. Esta funcionalidade é um dos maiores perigos para a bateria, uma vez que verifica a posição com muita frequência.

A boa notícia é que também aqui se podem alterar as configurações, uma das quais aconselho vivamente. Trata-se do serviço iAds que, como o nome indica, é sobre publicidade. Vamos então “matar” este serviço: Definições -> Privacidade -> Serviços de localização -> Serviços do Sistema. Aqui chegados, é só desabilitar esta opção, tendo o cuidado de manter todas as outras. Mas há ainda outras definições que pode alterar no que aos serviços de localização automática diz respeito. Volte atrás até ao ecrã/tela anterior e escolha todas as apps em que pode desabilitar a localização automática. Há também a opção de desabilitar totalmente esta opção, mas  isso iria ter um impacto significativo na perfomance do seu iPhone.

Spotlight

Finalmente chegamos ao spotlight. A funcionalidade que permite encontrarmos quase tudo o que queremos e que está armazenado no nosso iPhone é um recurso inestimável, mas há algumas pesquisas que podem ser bloqueadas. É evidente que este passo depende das necessidades de cada pessoa, mas uma vez mais é fácil lá chegar e dar novas ordens ao seu smartphone: Definições -> Geral -> Pesquisa Spotlight e desabilite aqueles serviços de que pensa não vir a necessitar em futuras pesquisas.

Vai ver que com estes passos o consumo de bateria vai baixar drasticamente. E se não ficar contente com a capacidade do seu iPhone depois de fazer as alterações, só tem de refazer os passos e fazer nova tentativa.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *