Ciência

Estudo mostra que alguns jogos de vídeo podem ser bons para o seu cérebro



Adam Gazzaley neurocientista da Universidade da Califórnia, em San Francisco, publicou um estudo sugerindo que os jogos de vídeo desenvolvidos especificamente o défice cognitivo pode melhorar a vida diária da pessoa em questão. Segundo este neurocientista além de melhorar a área cognitiva, pode melhorar outras áreas cerebrais trazendo deste modo vários benefícios.

Não é a primeira vez que um estudo sugere que os jogos podem melhorar funções cognitivas, mas é um dos poucos que demonstra o sucesso como o aumento de respostas cognitivas podem melhorar as nossas actividades diárias.

O neurocientista e a sua equipa fizeram testes a um grupo de 30 indivíduos que se encontravam na faixa etária entre 20 e 70 anos. De seguida disse-lhes para jogarem o jogo designado por NeuroRacer, um jogo que nasceu com base num projecto que tinha como objectivo ajudar os idosos a melhorar as suas habilidades de executar várias tarefas ao mesmo tempo. Basicamente com este projecto os investigadores pretendiam comprovar que esta capacidade de multitarefa se degrada com a idade.

Então ele trouxe um segundo grupo constituído por 46 indivíduos, com idades compreendidas entre 60 e 85 anos de idade e já tinham jogado o NeuroRacer durante 4 semanas. Entretanto ele testou noutro grupo em que os indivíduos tinham cerca de 20 anos de idade e não estavam familiarizados com o jogo, mas como são mais novos relativamente ao restantes grupos, esperava-se que tivessem melhores capacidades de multitarefa, pelo menos é o que dita a teoria. Mas a prática veio contradizer a teoria, o neurocientista descobriu que o grupo de idosos superou regularmente o grupo de jovens de 20 anos e durante os próximos seis meses continuavam a superar.

Apesar do conceito de multitarefa ter sido o foco principal do estudo, a equipa também encontrou melhorias noutras áreas nomeadamente na memória e a atenção sustentada. Os testes também mostraram um aumento geral da actividade neurológica.
Por isso se gosta de jogar, pegue na sua wii, xbox, tablet ou mesmo o facebook e desfrute das emoções que só os jogos podem oferecer.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *