Segurança

Google acelera projecto de criptografia



Google intensifica o ritmo de um plano de criptografia que tem como objectivo a protecção dos seus servidores, onde se encontram alojados todos os seus dados. Este plano é visto como uma resposta face aos escândalos recentes do envolvimento de espionagem por parte da NSA.

De acordo com o Jornal The Washington Post um dos maiores e talvez o mais antigo jornal em Washington fundado em 1877, relata que este plano já teria sido pensado e delineado por parte da Google, mas só agora foi colocado em prática para ajudar a proteger a reputação da empresa.

Eric Grosse, vice presidente da Google na área de engenharia de segurança disse ao jornal “Estamos perante uma corrida de armas e vemos as agências governamentais, como os jogadores mais habilidosos neste jogo”. Deste modo torna-se imperativo que a Google comece a olhar para a sua vida e tente proteger os dados dos seus clientes e nada melhor do que tornar os seus dados em dados criptografados com técnicas de forte segurança.

Para ter uma ideia da importância da criptografia dos dados nos dias actuais é que a diferença entre uma informação que se encontra criptografada e outra que não é criptografada é semelhante à diferença entre trancar a porta de sua casa á noite ou então deixá-la aberta. Em ambas as situações o ladrão pode vir e tentar roubar a sua casa, mas com a porta fechada o ladrão já tem mais dificuldades em entrar, só os ladrões mais habilidosos é que conseguem abrir a porta. A criptografia é como uma porta trancada, dificulta a entrada dos piratas informáticos e quanto mais forte for, maiores serão as dificuldades por parte do criminoso.

De acordo com as fontes as agências governamentais estão tentando descobrir as chaves criptográficas para poderem quebrar a encriptação e deste modo terem acesso a todos os dados da Google. Segundo Ashkan Soltani, pesquisador de segurança e privacidade disse, “As agências governamentais têm um bloqueio incrível para aceder a qualquer dado e não têm acesso a toda a criptografia”.
Com este plano, a Google não pretende mudar os seus requisitos legais em dar qualquer tipo de informação a qualquer instituição governamental, quando os mecanismos legais assim o exigirem, ao ver-se obrigada a empresa tem de dar os dados que o Governo exigir, mas apesar disto a empresa acelerou o seu plano para que o mesmo seja concluído muito em breve, meses antes do que estava inicialmente previsto.

Actualmente quando você envia um email através de uma conta de Gmail para outra, a informação é criptografada utilizando o protocolo Transport Layer Security, mais conhecido por TLS.

Esta iniciativa da Google tem o intuito de criptografar outras formas de dados enviados entre os seus servidores, mas também todo o conteúdo existente no na plataforma Google Drive. Os representantes da empresa não fornecem muita informação sobre os detalhes dos esforços da criptografia, incluindo qual será o custo para e empresa para prosseguir com este plano, quantos servidores de dados é que estão envolvidos ou que tipo de criptografia está sendo utilizada, mas segundo diversos rumores a Google vai usar criptografia “end-to-end”, o que significa que os servidores de dados serão protegidos com criptografia muito forte.

Esta é mais uma boa notícia que a Google nos trás, é bom ver como se está esforçar e a tomar atitudes para os dados de todos nós estejam devidamente protegidos, de fontes que apesar de Governamentais, não têm o direito de violar a nossa privacidade.


1 comentário em Google acelera projecto de criptografia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *