Notícias

Google lança máquinas de vending Google Play no Japão.



Os países orientais são caracterizados por culturas bastante diversificadas e características. Por essa razão os grandes gigantes tecnológicos, têm que ajustar a sua oferta a estes mercados altamente lucrativos. O Japão é precisamente um dos países onde os seus cidadãos são entusiastas eufóricos de tecnologia aliada a novos conceitos. A Google Japão, percebeu claramente este aspecto e pretende vender jogos, como se tratassem de chocolates.

No Japão existe um enorme espólio de máquinas de venda automática (também conhecidas como vending machines), devido ao facto dos residentes do sol nascente terem abraçado esta comodidade. a Google Japão decidiu portanto aproveitar esta sinergia e apresentou três máquinas Google Play que para já vão estar dedicadas à venda de 18 títulos de jogos diferentes que estão disponíveis num formato free-to-play ou comercial.

Para utilizar as máquinas, apenas é necessário possuir um smartphone com uma versão do Android 4.0 ou superior, um plano de dados, e uma conectividade NFC. O método de compra funciona da seguinte forma: é necessário pousar o smartphone android numa gaveta/suporte abaixo do ecrã/tela, mais ao menos no sítio onde teria que introduzir uma moeda caso fosse uma máquina de vending normal. De seguida o emparelhamento do Smartphone com a máquina através da conectividade NFC é executado sem ser necessário mais nenhum passo do Usuário. O site Engadget, testou a interacção com esta máquina e não teve qualquer problema em escolher e descarregar um jogo gratuito através da máquina.

A Google foi mesmo ao detalhe de dotar esta máquina de uma animação típica do touchscreen gigante (que parece quase idêntico às máquinas de vending existentes no país) quando o download começa no Smartphone dos consumidores desta máquina. Aparentemente esta máquina sugere também outros aplicativos, e caso os utilizadores/usuários da máquina experimentem esta sugestão, alegadamente um “brinde” é enviado pela gaveta de venda depois que o download estiver concluído.

E para todos que não têm um smartphone Android? A Google pensou nisso e a máquina de vending “oferece” um Nexus 4 para experimentar. Claro que o oferece é entre aspas, porque depois de expeirmentar o Nexus 4 tem de devolvê-lo. Por agora, parece ser uma iniciativa da Google exclusiva do Japão – mas seria uma boa ideia expandir para outros países. O que é que acha?


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *