Internet

Google refresca o seu logotipo e introduz uma nova barra de navegação


É oficial, a Google já tem uma nova versão do seu logótipo e a tradicional barra de navegação preta no topo de todos os seus serviços foi substituída. A grande novidade é a inclusão de um App Launcher (lançador) na nova barra de navegação que permite iniciar os serviços web da Google.

O novo logotipo está mais simples e minimalista. Para utilizarmos um estrangeirismo – está mais “flat”!. Este “lifting” à imagem de marca da Google, já tinha aparecido na internet de forma não oficial nas últimas semanas. Visto que a Google gosta de testar pequenas mudanças, não ficou claro na altura se esta versão agora tornada oficial iria se manter sem alterações.

Em relação a este aspecto a empresa afirma no seu blog oficial que “como parte deste projeto, nós também aperfeiçoámos a paleta de cores e formas das letras do logotipo da Google. ”

Quanto à barra de navegação preta que era posicionada em cima de todos os serviços da Google foi substituída, por um novo menu que fica ao lado do botão de Partilhar (o +). O lançador, é muito parecido com com um botão do Chrome OS, que na prática faz o mesmo: mostra uma espécie de gaveta dos serviços mais populares do Google. Embora, enquanto no Chrome OS esse lançador conta com todos as aplicações Web que instalamos da Chrome Store, neste caso a selecção de serviços é escolhida pela Google (sem possibilidade de personalização para já)

img_google_logo_app_launcher_02

A Google já tentou renovar a barra de navegação em 2011, tendo inclusivamente testado um menu drop-down no interior do seu logotipo. Vai ser interessante ver como os usuários/utilizadores do Google vão reagir à mudança da barra da navegação e do logótipo. Se forem usuários/utilizadores do iOS 7 de certeza que se vão sentir em casa. Parece que o design minimalista veio para ficar.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *