Jogos

Linux é o futuro dos jogos, novo hardware para breve


Gabe Newell, Co- Fundador e director da Valve Corporation, uma empresa norte americana que produz e publica jogos de sua autoria, disse recentemente, que o Linux é o futuro dos jogos, apesar da sua participação nos mercados actuais ser reduzida.

Isto parece ser difícil de acreditar, mas Newell reconheceu que os jogos de Linux representam menos de 1% no mercado actual. Esta percentagem minúscula representa os jogadores que efectivamente jogam jogos Linux, bem como as receitas que advêm dos jogos desenvolvidos. Mas a Valve vai fazer o seu melhor para certificar-se que o Linux se torne o futuro dos jogos, estendendo a sua plataforma de distribuição de hardware em consolas.Desta forma a empresa irá trazer jogos que são ajustados ao entretenimento na sala de estar.

Newell fez comentários numa palestra na LinuxCon , em Nova Orleans em que disse: “É um pouco engraçado vir aqui e dizer a vocês que o Linux, que é código aberto é o futuro dos jogos . É mais ou menos como ir a Roma e ensino catolicismo ao papa.

Valve trouxe a plataforma Steam para Linux em Fevereiro, e a mesma conta agora com 198 jogos.

Newell, durante este ano, já tinha prometido revelar uma nova plataforma designada como Steam Box, que teria como objectivo competir contra os jogos de consola. Nesse alinhamento a empresa actualizou o software Steam para funcionar melhor em televisões, mas Newell não mencionou quando é que seria realizado o lançamento da Steam Box, mas insinou que possivelmente o anúncio seria realizado na próxima semana. “Na próxima semana vamos lançar mais informações e quais são as oportunidades de hardware que trazemos em Linux “, disse Newell.

Os jogos para serem executados em Linux têm os seus próprios desafios. Se não forem bem concebidos, podem trazer problemas de instalação dos mesmos e até dificuldades nas suas próprias actualizações. No entanto a Valve conseguiu resolver esses problemas no jogo Left4 Dead 2 para ambiente Linux.

Além de trazer a plataforma Steam para Linux, a Valve está a contribuir para o Projecto LLDB debugger, que é uma ferramenta de desenvolvimento de software que auxilia os programadores a desenvolverem os seus jogos em ambientes Linux.

Newell tem vindo a reclamar sobre o Windows 8 ser uma “catástrofe para todos” e referiu essas preocupações hoje. “Plataformas fechadas vão perder terreno no mercado, para dar a todos aqueles que permitem inovação. A Valve vai ascender. Apesar do seu declínio ano após ano no mercado dos computadores, Valve actualmente tem presenciado a um aumento de 76 % nas suas vendas e não vai parar por aqui” disse Newell.

Para os fãs do sistema operativo/operacional esta notícia é sem sombra de dúvida, muito bem vinda!


2 comentários em Linux é o futuro dos jogos, novo hardware para breve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *