Sistemas Operativos

O Windows 8.1 e Windows Server 2012 R2 já estão disponíveis nas plataformas TechNet e MSDN



Numa mudança de ideias à última da hora, a Microsoft disponibilizou de forma antecipada a versão final (RTM) do Windows 8.1 e Windows Server 2012 R2 para assinantes das plataformas TechNet e MSDN. A par da mais recentes versões de sistemas operativos/operacionais a gigante de Redmond disponibilizou a release candidate para o Visual Studio 2013.

Após ter recebido críticas de assinantes das plataformas para desenvolvedores/programadores TechNet e MSDN, a Microsoft anunciou que o Windows 8.1 e Windows Server 2012 R2 estão disponíveis a partir de hoje para os utilizadores/usuários desses serviços. Além disso, a compilação candidata à versão final do Visual Studio 2013 é também fornecida aos assinantes do TechNet e MSDN.

No final de Agosto, a Microsoft anunciou que o desenvolvimento da “build” RTM do Windows 8.1 e Windows Server 2012 R2 tinha sido concluída. No entanto, a empresa também anunciou que não iria oferecer as builds para os assinantes da plataforma MSDN e TechNet antes do 18 de Outubro – a data de lançamento final onde os sistemas serão disponibilizados a todos os utilizadores/usuários. Aparentemente, foi uma decisão que muitos desenvolvedores de software discordaram na altura, tendo se queixado de forma bastante notória no blog oficial do Microsoft para o Windows. A razão que indignou os autores de software, deve-se ao facto que manter as builds RTM privadas para todos até o dia do seu lançamento, seria um obstáculo na criação de aplicativos para os dois sistemas operacionais.

No anúncio de hoje, a Microsoft referiu que ainda está a realizar algumas modificações finais ao Windows 8.1 antes de atingir seu estágio de disponibilidade geral. Esta foi em parte a razão pela qual a empresa não teve nos seus planos disponibilizar as versões RTM mais cedo. No entanto, um representante da Microsoft referiu, que ao analisar o “feedback” dos desenvolvedores de software, a empresa decidiu que era, de facto, uma boa ideia lançar a compilação RTM para os aderentes do serviço TechNet e MSDN.

Microsoft refere que a equipa de desenvolvimento do Windows está no processo de realizar ajustes finais ao Windows 8.1 antes de 18 de Outubro. Por essa razão as compilações RTM disponibilizadas agora são para fins de teste apenas. Deste modo os desenvolvedores/programadores, ter que em casos específicos fazer alguns ajustes às suas apps quando a compilação final estiver disponível no dia 18 de Outubro.

Embora a Microsoft tenha tomado esta decisão para aproximar desenvovedores à sua plataforma, será apenas uma questão de tempo até estas builds do Windows, começarem a estarem disponíveis em sites de partilha de ficheiros/arquivos. Talvez tenha sido esta a razão que a Microsoft no inicio não quis tornar o Windows 8.1 e o Windows Server 2012 R2 disponível mais cedo. Contudo, é difícil obter um equilíbrio entre evitar a existência de fragmentação das versões existentes do Windows na internet e satisfazer os aderentes às suas plataformas para desenvolvedores.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *