Internet

Outlook.com já suporta acesso por IMAP



Uma das principais críticas frequentemente apontadas ao substituto do Hotmail – o Outlook.com, é a de apenas possibilitar o acesso ao seu email através da sua página Web, ou através de clientes de e-mail que suportem os protocolos POP3 ou o protocolo EAS da Microsoft. Muitos serviços usavam o protocolo IMAP, o que levou a que a Microsoft depois do feedback dos seus utilizadores/usuários, a adicionar suporte a este protocolo apresentando-o como mais uma opção para aceder externamente à sua conta de email no serviço da Microsoft.

Esta boa novidade da Microsoft, significa que pode aceder à sua conta Outlook.com, e utilizar programas como Mac Mail ou Thunderbird que suportam IMAP. Na prática já podia usar nestes clientes de email o protocolo POP3. Contudo o protocolo IMAP oferece algumas vantagens, tais como sincronização de emails enviados e outras mudanças na estrutura de pastas e organização do seu email no serviço da Microsoft.

Para além deste aspecto, esta novidade segundo a Microsoft vai permitir que aplicativos de terceiros como o TripIt, OtherInbox e Slice possam se ligar ao seu e-mail Outlook.com para tarefas como análise de seus itinerários de viagem, manter a sua caixa de entrada organizada e reunir todos os seus recibos (respectivamente).

A par da introdução do IMAP, a Microsoft também implementou um mecanismo de autorização no seu serviço de email e em especial torna o acesso aos protocolos IMAP e SMTP mais seguro, através do suporte para OAuth 2.0. Isto significa que aplicações / serviços que necessitem de se ligar ao Outlook.com podem fazê-lo de uma forma segura, uma vez que exigem a sua autorização explícita.

Para que possa tirar partido desta novidade deixamos os dados que tem que configurar no seu cliente de email (além do seu nome de utilizador e palavra-passe)

Definições IMAP (recepção de email)

  • Servidor: imap-mail.outlook.com
  • Porta: 993
  • Encriptação: SSL

Definições SMTP (envio de email)

  • Servidor: smtp-mail.outlook.com
  • Porta: 587
  • Encriptação: TLS

Fonte: Blog Outlook.com


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *