Gadgets

Porque deve desconfiar das baterias que não são originais?



Não existem grandes dúvidas que as baterias oficiais de substituição podem ser caras. Aliás quando a bateria original que vem no seu notebook/portátil ou smartphone chegar ao fim da vida, pode sentir-se tentado a seguir pela via mais barata e comprar uma bateria de marca branca. Mas essa decisão pode ter consequências catastróficas (literalmente).

As baterias de reposição (também conhecidas como marca branca) podem ser adquiridas por um preço significativamente mais barato que as originais. Mas, na realidade, elas não valem o dinheiro que poupou. As baterias mais baratas são mais propícias a se incendiar e explodir. As consequências podem ser muitas desde alastrar fogo na sua casa ou causar-lhe mazelas/ferimentos graves.

Por exemplo em 2013, um Samsung Galaxy S3 explodiu no bolso das calças de uma jovem de 18 anos de idade, causando-lhe queimaduras de terceiro grau. Uma investigação revelou que a bateria dentro do Galaxy S3 não era a bateria original, mas era uma imitação perfeita. Na prática era uma bateria falsificada que ainda por cima tinha o logotipo da Samsung estampado. Não é difícil encontrar outros relatos na internet, de baterias de smartphones explodirem ou notebooks terem de um momento para o outro começado a arder devido a baterias contrafeitas.

img_baterias_originais_02

A razão das baterias originais (de fábrica) serem mais seguras, é devido ao fabricante dos dispositivo ter que certificar as suas baterias para um alto padrão de qualidade e segurança, exigido pelos maiores mercados onde é comercializado. Como é óbvio existem mercados, como o chinês, onde basicamente vale tudo. Comprar nesses mercados (através de sites como a Amazon e o Ebay), não garante que o produto tenha sequer passado por um processo de certificação. Embora a ausência do processo de certificação, desça o preço do produto final também implica que as baterias fabricadas tenham um menor índice de qualidade e segurança.

Os dispositivos modernos geralmente usam baterias de íones de lítio (Li-ion). Embora as baterias Li-ion de qualidade são bastante seguras (como vamos ver abaixo), podem funcionar mal devido ao resultado de um fenómeno denominado de “fuga térmica”. Em caso de mau funcionamento este fenómeno é causado pela bateria entrar em ciclo infinito e indo ficando cada vez mais quente. E o que pode causar este comportamento? Basicamente uma combinação de maus hábitos, como deixar o seu dispositivo numa divisão com calor excessivo, sobrecargas (cargas em excesso da bateria), ou má tratamento da mesma (impactos fortes, água, etc…).

Embora os anteriores factores de risco, não sejam exclusivos das marcas brancas, podem ser agravados por factores relacionados com a construção. O facto de estas baterias não serem adequadamente construídas (por exemplo não usarem os materiais adequados), implica que se tornem mais frágeis e alguns componentes internos partam, e propiciem um curto-circuito. Este cenário é claramente reduzido nas baterias de Li-ion originais já que possuem uma protecção integrada que impede que as mesmas fiquem sobrecarregadas e aqueçam de forma excessiva. Ou seja as baterias originais de Li-On são de maior qualidade e são intrinsecamente bastante seguras.

Mas mesmo que a bateria não expluda ou propague fogo, mesmo assim vale a pena? A resposta continua a ser não. Na grande maioria das vezes estas baterias não têm a mesma capacidade de carga que uma bateria original (ou seja vai ter uma autonomia inferior). Mas o pior é que na grande maioria, estas baterias podem deteriorar-se muito mais rapidamente e na prática o seu ciclo de vida pode ser reduzido para metade das baterias normais (ou ainda menos). Como lá diz o velho ditado português “o barato sai caro”.

img_baterias_originais_03

A nossa recomendação como já percebeu é, compre sempre baterias originais, e certifique-se que têm o símbolo de autenticidade do fabricante (HP, Samsung, DELL, etc..) e vieram em embalagens legítimas. Apesar de optar por baterias originais não significa que não possa poupar. Quando quiser comprar online em serviços como o eBay ou Amazon esteja atento à reputação de alguns vendedores. Existem de facto vendedores fidedignos, ligados a fornecedores com ligações às marcas que de facto conseguem lhe arranjar uma bateria original, mas mesmo assim, possibilitar-lhe poupar algum dinheiro em relação a se comprasse directamente à marca.

Fonte: Howtogeek


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *