Mobile

Samsung revela Galaxy Note 3 e nova versão do Galaxy Note 10.1



A Samsung aproveitou o dia de hoje para anunciar novos dispositivos na IFA 2013. Além do tão esperado smartwatch Galaxy Gear, a gigante sul-coreana aproveitou para expandir ainda mais a sua linha de dispositivos Android. Conheça o o Galaxy Note 3 e o Galaxy Note 10.1 os irmãos mais velhos do Galaxy S4.

Samsung Galaxy Note 3

O sucessor do Galaxy Note II expande ainda mais um estilo distintivo que não é abrangido por um único “form factor”. Na prática o Galaxy Note 3 nem é um smartphone nem um tablet, mas mais um “phablet”. Um pormenor interessante acerca deste novo modelo é o facto da Samsung ter ficado de olho no modelo original do Nexus 7. De tal modo isso aconteceu, que a sul-coreana decidiu dotar o Galaxy Note 3 de um acabamento que imita o couro (pele sintética). É de salutar que a Samsung tenha desta vez repensado os acabamentos deste phablet e tenha substituído o tradicional plástico flexível e reluzente que tem sido um dos principais pontos de crítica por parte dos seus utilizadores/usuários.

Mas se era daquelas pessoas que achava que o ecrã de 5.5 polegadas do Galaxy Note II não eram suficientes grandes para si, então temos uma boa notícia para lhe dar. O novo Galaxy Note 3 integra um (ainda mais) generoso ecrã/tela de 5.7 polegadas. A qualidade de imagem reproduzida por este phablet não desilude, ou não estivéssemos a nos referir a um dispositivo de um dos lideres nesta área. A prova deste aspecto é a inclusão de um ecrã/tela com a tecnologia Super AMOLED Full HD.

img_samsung_galaxy_note_3_galaxy_note_10_02

O chipset responsável pelo processamento existente no Galaxy Note 3 foi também alvo de actualização em relação ao anterior modelo. A Samsung optou por oferecer dois modelos do Galaxy Note 3, com dois chipsets diferentes que à semelhança do Galaxy S4 vão estar presentes em mercados seleccionados. Em principio para todos os paises que tenham suporte para 4G LTE, o chipset escolhido vai ser um Qualcomm Snapdragon 800 que integra um processador quad-core a 2.3GHz. Nos restantes mercados o Galaxy Note 3 vai incluir um chipset Exynos Octa com uma capacidade de processamento máxima de 1.9GHz.

De salientar na nova iteração do Galaxy Note é a inclusão por omissão de fábrica de 3 GB de memória RAM. Este pequeno pormenor pode fazer a diferença em tornar o novo Galaxy Note 3 numa verdadeira consola portátil. Em termos de armazenamento interno a oferta é também generosa devido ao consumidor poder escolher entre um modelo de 32 ou 64 GB. Como se trata de um dispositivo com alguma mobilidade é essencial que ofereça ao seu proprietário uma boa alternativa à sua máquina fotográfico. Assim sendo, o Galaxy Note 3 inclui uma generosa câmara de 13 megapixeis, que integra uma tecnologia de estabilização óptica que permite melhorar os vídeos gravados pela magnífica lente traseira. Para as suas necessidades de video-conferência o Galaxy Note inclui uma câmara frontal de 2 Megapixeis que permite gravação de vídeo em Full HD a 30fps.

img_samsung_galaxy_note_3_galaxy_note_10_03

Como seria de esperar, nenhum novo dispositivo Samsung é anunciado ao público, sem uma variedade de software e recursos instalados por omissão e o Galaxy Note 3 não decepciona nesse aspecto. As boas notícias começam logo no facto do Galaxy Note 3 trazer o Android 4.3 instalado, a mais recente versão do popular sistema operativo da Google. Mas o primeiro factor a salientar nos recursos exclusivos oferecidos pela Samsung, é a inclusão do Air Command que é uma característica da S-Pen que activa uma opção do menu a partir do qual os utilizadores/usuários podem navegar através de aplicativos e acções. Outro dos novos recursos é a inclusão da tecnologia, Pen Window, que permite aos usuários especificar as dimensões dos aplicativos flutuantes no ecrã/tela.

O recurso Action Memo faz na sua maioria o que o nome indica: transforma os seus desenhos em acções especificadas: por exemplo pode fazer uma chamada através do desenho de um caracter. A função Scrapbook é um recurso muito simples e fácil de usar através da S-Pen. Esta função permite que copie e quarde qualquer conteúdo que sobre o qual desenhou um círculo ao redor. Outro dos recursos incluídos é o S Finder, que na prática usa palavras-chave para efectuar pesquisas no seu dispositivo. A aplicação S Note foi actualizada, e alvo de uma revisão da interface com o utilizador/usuário para se tornar muito mais intuitiva. A Samsung inclui ainda novas apps como o My Magazine, que na prática é um leitor de notícias da Samsung inspirada no Flipboard que permite navegar com mais facilidade sobre conteúdo informativo num dispositivo móvel.

Os interessados neste Phablet podem ver neste modelo uma razão extra para o comprar. Todos os possuidores do Galaxy Note 3 vão ter direito a um ano de acesso premium do Evernote, que actualmente é uma app referência na produtividade e organização pessoal/empresarial. Existem ainda outros detalhes que pode conferir na lista das principais características do Galaxy Note 3 que apresentamos de seguida:

  • Processador: 2.3 GHz Quad-Core Processor Qualcomm Snapdragon 800 (LTE) /1.9 GHz Samsung Octa Core Processor ( A15 1.9 GHz + A7 1.3 GHz) (3G)
  • Display: 5.7 polegadas Full HD Super AMOLED (1920 x 1080)
  • Sistema Operacional: Android 4.3 (Jelly Bean)
  • Camera: Traseira de 13 Megapixel com Sensor BSI, Auto Focus com estabilizador inteligente, LED Flash, com zero Shutter Lag; Frontal de 2 Mega-pixel BSI sensor estabilizador inteligente, gravação Full HD @30fps
  • Características S Pen: Air Command: Action Memo, Scrapbook, Screen Write, S Finder, Pen Window, S Note, Multi Window, Easy Clip, Direct Pen Input
  • Características Samsung: Story Album, S Translator, Samsung Smart Scroll, Samsung Smart Pause, Air Gesture, Air View, Samsung Apps, Samsung Hub, ChatON (Voice/Video Call, Share screen, 3-way calling), Samsung WatchON
    .S Voice™ Hands Free, S Health, Samsung Adapt Display, Samsung Adapt Sound, Auto adjust touch sensitivity (Glove friendly), Samsung Link, Screen Mirroring. Safety Assistance, Samsung KNOX
  • Connectividade: WiFi 802.11 a/b/g/n/ac (HT80); GPS / GLONASS; NFC, Bluetooth® v 4.0 (LE); IR LED (Remote Control), MHL 2.0
  • Armazenamento: 32/ 64 GB + microSD slot (até 64GB)
  • Memória RAM: 3GB
  • Dimensões e Peso: 151.2 x 79.2 x 8.3mm, 168g
  • Bateria: Li-ion 3,200 mAh

Samsung Galaxy Note 10.1 (versão 2014)

A par do seu novo phablet a Samsung também optou por actualizar o tablet Galaxy Note 10.1. Embora não se tenha verificado uma mudança de nome em relação ao que aconteceu ao modelo que o antecedeu, as mudanças introduzidas na versão de 2014 são bastante significativas. Em primeiro lugar à semelhança do Galaxy Note 3, o novo Galaxy Note 10.1 inclui um acabamento à base de imitação de couro. Este elegante tablet de 10.1 polegadas mantém o tamanho do ecrã em relação à iteração anterior. Contudo, a grande mudança verifica-se no incremento da resolução. A nova versão do Note 10.1 inclui um ecrã/tela LCD com uma resolução de 2560 x 1600 (300 ppi) o que o posiciona numa qualidade e definição de imagem competitiva com o próprio retina display incluído na última geração do iPad da Apple.

img_samsung_galaxy_note_3_galaxy_note_10_04

No interior, o Galaxy Note 10.1 segue novamente as pisadas do seu irmão mais pequeno (o Galaxy Note 3) e estará disponível com dois chipsets diferentes consoante o mercado. Nos mercados que suportem conectividade 4g-LTE o Note 10.1 vai incluir um chipset Snapdragon 800 que por sua vez integra um processador quad-core de 2.3GHz. Para os modelos 3g / WiFi, vão usar o chipset Exynos Octa-core da Samsung que inclui dois processadores quad-core, onde o mais rápido pode atingir uma velocidade de relógio de 1.9GHz.

A inclusão de 3GB de RAM no Galaxy Note 10.1 tornam este tablet num dispositivo capaz de aguentar as mais exigentes tarefas de multi-tarefa. Este modelo vai estar disponível em versões com 16, 32 ou 64GB de armazenamento interno e suporte para expansão do mesmo através de uma slot microSD (até 64 GB). Este tablet inclui ainda uma câmara traseira de 8 Megapixeis, que embora seja mais modesta que a do Galaxy Note 3, é mais do que o suficiente para um tablet. Ao nível da conectividade podemos esperar suporte para dual-band WiFi 802.11a/b/g/n/ac, A-GPS, Bluetooth 4.0 e USB 2.0.

img_samsung_galaxy_note_3_galaxy_note_10_05

Quanto à oferta de software existente no Galaxy Note 10.1 é na prática a mesma que já referimos anteriormente no Galaxy Note 3.0, que começa na própria versão do Android (4.3) que vem instalada de fábrica. Na prática não é de admirar que assim seja, porque a estratégia da Samsung é encarar o Galaxy Note 10.1 como uma versão maior do Galaxy Note 3. Consulte de seguida as principais especificações técnicas da versão de 2014 do Galaxy Note 10.1.

  • Processador:  1.9GHz Octa-core (3G/Wifi); 2.3GHz Quad-core (LTE)
  • Display: 10.1 polegadas WQXGA (2560 X 1600) Super clear LCD
  • Sistema Operacional: Android 4.3 (Jelly Bean)
  • Camera: Traseira de 8 Megapixel BSI sensor, suporte Auto Focus e  LED Flash, Zero Shutter lag; Frontal de 2 Megapixel BSI sensor
  • Características S Pen: S Pen Experience, S Note(Easy Chart), S Planner, Air Command, Action Memo, Scrapbook, Screen Write, S Finder, Pen Window – Direct Pen Input
  • Características Samsung: Samsung Apps, Samsung Kies / Samsung Kies Air, Samsung TouchWiz / My Magazine, Samsung Hub,Video (Preload), Books / Games / Learning / Music (Stub), ChatOn, Samsung WatchON, Samsung Link, Group Play, Samsung KNOX, Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2.4 & 5 GHz), Wi-Fi Direct, AllShareCast, BT4.0, USB2.0, GPS
  • Armazenamento Interno: 16/32/64GB expansível por microSD (até 64GB)
  • Memória RAM: 3GB
  • Dimensões e Peso: 243.1 X 171.4 X 7.9mm, 535g (versão WiFi )
  • Bateria: Li-ion 8,220mAh

Um pormenor bastante interessante no Galaxy Note 3 e 10.1 é o facto de serem os primeiros dispositivos que vão ser capaz de se integrar e comunicar com o Galaxy Gear o novo Smartwatch da Samsung. Calculamos que a Samsung também vai pelo menos expandir o suporte do seu novo relógio inteligente ao Galaxy S4. Para já não existem preços para nenhum dos modelos marcados, contudo não deverão ser muito diferentes dos seus modelos antecessores. Quanto a nível de disponibilidade a Samsung anunciou que o Galaxy Note 3 e o Galaxy Note 10.1 (versão 2014) vão ser lançados simultaneamente no dia 25 de setembro em 149 países. Não se sabe no entanto quando estes gadgets vão chegar a Portugal ou o Brasil.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *