Tecnologia

SanDisk,lança cartão de memória mais rápido do Mundo com CFast 2.0


A SanDisk, empresa Norte-Americana especialista no desenvolvimento de produtos de armazenamento de memória, acaba de lançar um novo cartão de memória que a empresa diz ser o mais rápido do Mundo. O cartão designado como SanDisk Extreme Pro CFast 2.0, promete ser um sucesso nos mercados actuais.

No que toca às velocidades relativas à transferência de dados, pode-se dizer que são realmente surpreendentes. No caso da leitura de dados, este cartão de memória tem a capacidade de atingir velocidades na gama dos 450 MB/s, já na operação de escrita de dados pode atingir velocidades na casa dos 350MB/s. É um valor pouco menor relativamente a leitura de dados, mas tal facto deve-se às propriedades das operações em si, pois a escrita de dados, envolve sempre muito mais transacções e processos, logo as velocidades tendem a ser menores face às leituras dos mesmos.

Só para você ter uma ideia, com este cartão de memória você consegue transferir um ficheiro de 100GB em apenas 4 minutos. Esqueça os backups demorados, isso é coisa do passado.

Dotado do padrão CFast que é uma variante do tradicional cartão CompactFlash, que usa um barramento serial ATA, para proporcionar um aumento de velocidade. Apesar de o padrão CFast ser a segunda geração tecnológica, não é tão suportada como a antiga tecnologia (CompactFlash), apesar de ter o apoio de empresas como a Canon, ARRI e outros.

Até agora, as únicas câmaras que apoiam o padrão CFast 2.0 são as câmaras de cinema ARRI e apesar da Canon apoiar oficialmente este novo padrão, ainda não desenvolveu o suporte para que as suas câmaras possam suportar o mesmo, pelo menos até à data.

Este cartão de memória foi desenvolvido não só para haver grandes velocidades de dados, como também que possa suportar altas temperaturas. Possui protecções a nível de choques e vibrações e é  dotado de um design sem pinos, o que permite reduzir o desgaste e danos causados ​​pelas frequentes mudanças do mesmo. Mas as novidades não ficam por aqui, cada cartão de memória tem um número de série único, que o seu proprietário pode o registar na SanDisk.

Este cartão está disponível em diversas capacidades: 16GB, 32GB,64GB,128GB e 256GB e os preços podem ser desde $219,99 dólares (165,468 euros) até $1809,099 dólares (1361,407 euros). Contudo nos EUA e na Europa só estarão disponíveis para venda as versões de 60GB e de 120GB e deverá estar disponível para breve, em lojas especializadas e locais autorizados ARRI.

Deste modo os fotógrafos profissionais e a indústria cinematográfica vão ter de esperar muito pouco, para usufruírem desta novo cartão de memória, que tanto promete.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *