Tecnologia

Seagate lança disco rígido de 500GB para tablets


A Seagate anunciou ontema sua inovação mais recente, um disco rígido totalmente projectado para tablets e que traz 7 vezes mais capacidade de armazenamento relativamente aos actuais discos rígidos existentes na maior parte dos tablets. Este “monstro” trás consigo 500 GB e um desempenho que o vai surpreender. Rapidez é a palavra de ordem.

Esta unidade, designada por Seagate Ultra Mobile HDD, utiliza um software para melhorar o seu desempenho. A ideia é que os fabricantes de tablets Android possam utilizar esta unidade Seagate juntamente com o Kit de capacitação móvel da empresa. A utilização deste software serve para efectuar o armazenamento em cache dos dados, deste modo a leitura dos dados é realizada muito mais rápida face aos discos ditos normais.

O disco tem 2,5 polegadas, 5 mm de espessura e pesa aproximadamente 94 gramas. Quanto à capacidade, tal como foi dito anteriormente a unidade tem 500 GB, o suficiente para 100 mil fotos e 125 mil canções. Relativamente à velocidade de rotação possui 5400 RPM e taxa de transferência de dados 600 MB por segundo.

seagatedrive2-587x486

Num comunicado à impressa, Steve Luczo, CEO da Seagate disse que a companhia espera que esta unidade de disco rígido, seja vendida como um valor agregado para dispositivos móveis.

Para manter os tablets leves e finos o armazenamento tem de ser tipicamente constituído por um sistema de flash, o problema é que a capacidade de armazenamento deixa muito a desejar pois o armazenamento é muito menor do que um computador pessoal pode transportar. Caso a Seagate viesse a ter sucesso com a comercialização deste novo disco rígido, os tablets seriam vistos como uns concorrentes mais directos dos computadores. Esse resultado pode ser um desafio para o mercado dos computadores, que já se encontra enfraquecido pelos tablets.

Esta unidade Seagate móvel é optimizada para a sua utilização nos tablets e é capaz de gerir o choque, calor, vibração e até movimentos giroscópicos. O kit de capacitação móvel inclui um controlador de dados dinâmico e modelos de referência que reduziria os custos monetários do próprio tablet.

Está claro que muitos compradores iriam olhar para esta unidade mais como uma opção a ter em conta, na compra do seu tablet. Os clientes mais prováveis desta nova unidade da Seagate, seriam as pessoas que basicamente usam os seus tablets como substitutos dos computadores.

Um coisa é certa, quem comprar um tablet com esta tecnologia pode contar com um processamento de dados fora de série.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *