Jogos, Tecnologia

Valve anuncia Steam Controller – um novo gamepad para jogos de PC na sala de estar



Esta foi uma semana agitada para os media em relação a novidades provenientes da Valve que anunciou uma reviravolta no seu rumo enquanto produtora de jogos. Além de ter anunciado um novo sistema operativo – O SteamOS, e um conjunto novo de máquinas – as Steam Machines, estava reservado outro anúncio para o final da semana. E como não há duas sem três, a Valve anunciou o Steam Controller.

O periférico da Valve é à primeira vista um gamepad com formas idênticas aos seus homólogos adoptados pela Nintendo e a Sony ao usado ao longo dos anos. Mas a substituir os tradicionais “thumbsticks” (os mini joysticks tradicionais) existentes nos gamepads tradicionais, a Valve optou por dois trackpads com capacidade de click​​. A Valve refere que os dois trackpads, disponibilizam uma fidelidade semelhante à que está presente em ratos de computador. Isto significa que como é para ser usado juntamente com as Steam Machines que têm o intuito de trazer os jogos de PC à sua sala de estar, vai ser possível fazer no seu sofá aquilo que dantes só conseguia fazer na secretária em frente ao seu computador pessoal.

No centro do Steam Controller está situado um ecrã/tela sensível ao toque de “alta resolução” (também clicável) que permite tanto o controle como a navegação nos vários menus do SteamOS. Por exemplo esta zona pode ser usada de modo a que “os jogadores possam deslizar através de páginas para seleccionar itens, dentro de um jogo sempre que assim seja apropriado” referiu a Valve.

img_valve_steam_controller_gamepad_02

O “touchscreen” do periférico permite, quando programado pelas produtoras de jogos, através da API que a Valve disponibiliza, pode ser utilizado como um menu de rolagem, um mostrador radial ou fornecer informações secundárias como um mapa e utilizar outros modos de entrada personalizados, refere a página oficial do gamepad. O periférico também inclui sensores tácteis, que oferecem um “super-preciso” (segundo a Valve) feedback tátil (haptic) para os jogadores. A Valve refere que estes sensores não só disponibilizam informação física aos jogadores, mas também “emitem sons e funcionam como altifalantes.”

Como qualquer gamepad, o Steam Controller tem uma verdadeira panóplia de botões – 16 no total. Dois estão situados nas extremidades, enquanto a maioria estão situados na parte superior – quatro estão situados respectivamente em cada canto do “touchscreen”, e três ficam posicionados abaixo deste. Com base na informação disponível no site oficial, as produtoras do jogo não vão ter nenhum obstáculo em adaptar os seus jogos para trabalhar com este inovador gamepad. Aliás a API vai estar disponível gratuitamente para os mesmos na mesma altura em que as Steam Machines forem disponibilizadas a um grupo fechado de utilizadores/usuários (ainda este ano). Além disso, os jogadores interessados ​​em em versões “beta” do Steam Controller podem se inscrever da mesma forma que se inscreveram para aderir ao programa de testes das novas consolas.
img_valve_steam_controller_gamepad_03

Se quer ser um dos felizes contemplados na selecção para os programas beta da Valve apresse-se. A concorrência a estes programas advinha-se como sendo bastante elevada.

Fonte: Steam Controller


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *